Hospital Laureano completa 50 anos e aproxima-se dos 400 mil atendimentos

“É uma vitória não só para a Fundação Laureano, mas para a saúde pública e para os pacientes com câncer de toda a Paraíba”. Foi assim que resumiu o diretor-geral do HNL - Hospital Napoleão Laureano, João Simões quando falou sobre o Cinquentenário da instituição. Os números do HNL em 50 anos de atuação impressionam, mas grande parte dos funcionários e da diretoria afirmam que o diferencial do hospital é oferecer um tratamento humanizado e investir em equipamentos de última geração que possam minimizar os efeitos adversos.

Em constante ampliação, o Hospital Laureano consegue atender em média sete mil pessoas ao mês que procuram a instituição para exames, consultas, diagnósticos e tratamentos. São pessoas de todo o Estado que podem receber tratamento para a maioria dos tipos de câncer existentes. Só para fazer quimioterapia são, em média, 2 mil pacientes ao mês acompanhados pelos profissionais do Hospital Laureano. De acordo com João Simões, durante os 50 anos de funcionamento do hospital cerca de 400 mil pessoas receberam atendimento na instituição.

Para o diretor geral do INCA – Instituto Nacional do Câncer, Luiz Antônio Santini, que esteve durante a sexta-feira (23) participando da programação do Cinquentenário do HNL, a Paraíba possui uma boa assistência aos portadores de câncer. “A Paraíba apresenta um quadro que não difere muito dos outros Estados do Nordeste no tocante ao número de casos de câncer e à mortalidade. O câncer de útero, por exemplo, ainda possui um alto índice de mortalidade, mas isto acontece não por falta de oferta hospitalar, que é suficiente, mas pela falta de diagnóstico precoce”.

Santini afirma ainda que o acesso das pessoas ao tratamento também é um desafio a ser resolvido para sanar o avanço da mortalidade da doença no país. “No Brasil, surgem 500 mil novos casos de câncer ao ano e o índice de mortalidade está crescendo. Isso é preocupante, porque possuímos um estágio bem avançado de tratamento equiparado a qualquer país no mundo, mas infelizmente temos dificuldade de acesso, pois nem todas as pessoas têm oportunidade igual de tratamento. Esse é o grande desafio do SUS”.

XX Jornada de Oncologia do HNL

Em comemoração ao Cinquentenário, a diretoria começou a sexta-feira (23) com a XX Jornada de Oncologia promovida pelo HNL, da qual participaram vários especialistas da área de renome nacional. A abertura do evento aconteceu com o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, que falou sobre a atual política nacional de câncer, sobre o cenário da doença no mundo e sobre o plano de ação da OMS – Organização Mundial da Saúde. O gestor também lembrou a necessidade de prevenção e a importância do diagnóstico precoce para vencer a luta contra o câncer. Quem presidiu a mesa foi Aristides Maltez Filho, presidente da ABIFICC - Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer.

Segundo Ademar Benévolo, presidente do Centro de Estudos Mário Kröeff, o evento foi idealizado para comemorar o Cinquentenário do Hospital e os 60 anos da Fundação e elaborado de forma multidisciplinar, abordando nas palestras temáticas que envolvem quimioterapia, radioterapia, oncologia infantil, hematologia e especialidades que envolvem o trabalho médico, como enfermagem, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. Ele ressaltou o crescimento da instituição nos últimos anos e a aquisição de novos equipamentos pela instituição.

Participaram da Jornada de Oncologia, estudantes, profissionais e interessados na área de saúde, convidados e toda a equipe de profissionais do HNL. O evento seguiu durante toda a sexta-feira e se estende até às 17h deste sábado (23).

A programação segue até o final desta sexta-feira (23) quando acontece um coquetel comemorativo de lançamento do “Álbum 50 anos” em celebração ao Cinquentenário do HNL.


Assessoria
BORGES NETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários