Saúde divulga novo boletim epidemiológico da dengue

A Paraíba tem 8.799 casos de dengue confirmados no acumulado de janeiro a 1º de novembro deste ano. Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Estado da Saúde, neste período foram notificados 11.157 casos de dengue, dos quais 2.358 foram descartados. Do total de notificações, 5.978 são casos de dengue clássica e 154 casos graves (115 casos de dengue com complicações e 39 casos de febre hemorrágica da dengue). Os demais continuam sendo investigados.
 

 
A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, informou que foi registrado mais um caso de dengue com complicação, sem nenhuma alteração nos demais dados já disponibilizados no boletim epidemiológico anterior. “Quanto aos óbitos, não tivemos durante essa semana nenhum novo caso e os demais continuam em investigação”, acrescentou.
 

 
Talita Tavares explicou que a investigação dos óbitos é de responsabilidade dos municípios e segue as orientações do protocolo de investigação de óbitos de dengue do Ministério da Saúde, enquanto ao Estado cabe acompanhar a discussão de encerramento tanto dos óbitos como dos casos graves da doença.
 

 
A dengue é uma doença dinâmica que pode evoluir rapidamente de uma forma para outra. Assim, em um quadro de dengue clássica, em dois ou três dias podem surgir sangramentos e sinais de alerta de maior gravidade. Casos graves da doença devem ser notificados em até 24 horas, de acordo com a Portaria 104 do Ministério da Saúde. A sinalização destas situações deve ocorrer ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (plantão 24 horas).
 

 
A gerente executiva informou ainda que a SES está trabalhando em parceria com os municípios de Bayeux, Santa Rita, Conde e Sapé, com o objetivo de estabelecer um fluxo de coleta e envio de amostras dos municípios para o Lacen/PB, viabilizando assim a identificação da circulação viral, tendo em vista a presença do sorotipo DENV4 em João Pessoa, Cabedelo e Lucena. A Secretaria aguarda os resultados dos municípios de João Pessoa e Cabedelo.
ALAN RICHELLY - NAÇÃO RURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários