SEMANA SANTA: pesquisa constata variação no preço do pescado de até 162%


 O Procon de João Pessoa realizou esta semana uma pesquisa do preço do pescado em supermercados e mercados de peixe na Capital. O levantamento, que foi realizado em 18 estabelecimentos comerciais, constatou e a maior variação no peixe xaréu com cabeça que chega a 162,50%. A menor variação de apenas 1,6% foi no filé de sardinha.



Segundo a coordenadora-executiva do Procon, Nadja Palitot, o órgão realizará outras pesquisas até a Semana Santa para que a população possa acompanhar a evolução nos preços do pescado.



Entre os filés de peixe, a maior variação foi encontrada no merluza, que pode ser encontrado entre R$ 8,00 e R$ 14,99. Neste item, foram pesquisados os preços também da pescada branca, pescada amarela, cioba, corvina, sardinha, garopa, salmão, tilápia e linguado.



Em relação ao peixe com cabeça, a maior variação foi do xaréu e a menor variação do corvina, com 10,12%. Neste item foram pesquisados os seguintes peixes: pescada branca, pescada amarela, cavala, cioba, xaréu, anchova, dourado, guarajuba, agulha preta, agulha branca, cavalinha, agulhão, arabaiana, serra, albacora, corvina, atum, atum pequeno (bonito), sardinha, garopa, tainha, guaiuba, pargo, tilápia, salmão, pescada e robalo.



Nos peixes em posta, a maior variação de preços foi encontrada no cação, de 120%, e a menor no valor do pargo, de apenas 8,70%. Foram pesquisados os seguintes pescados: pescada branca, pescada amarela, cavala, cioba, xaréu, dourado, guarajuba, agulhão, arabaiana, serra, albacora, atum, garopa, guajuba, salmão, cação, pargo, dourada, pescada e robalo.



Camarões - Três tipos de camarão com casca de viveiro foram pesquisados, e a maior variação, de 62,23%, foi encontrada no camarão pequeno. No camarão descascado de viveiro a maior variação, de 78,57% foi encontrada no médio. A maior variação no camarão com casca do mar foi de 79,56%, também no camarão médio. No camarão descascado do mar, a maior variação foi de 77,78%, do camarão médio.



Frutos do mar - O Procon de João Pessoa pesquisou também os preços dos frutos do mar. Neste item, a maior variação foi do polvo, de 149,90%. A menor variação foi do bacalhau porto, de apenas 32,31%.



A pesquisa foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. O objetivo é monitorar o preço dos produtos para ajudar o consumidor na hora de comprar o pescado para a Semana Santa. Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa no link - http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2013/03/TABELA-COMPARATIVAS-PESCADOS-2013.pdf




Secom-JP
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários