O Hemocentro de João Pessoa inicia nesta terça-feira (2) as coletas externas referentes ao mês de julho. Este mês, das dez coletas programadas, cinco serão realizadas em municípios do interior do Estado. “Sempre temos trabalhado para expandir ainda mais as nossas ações serviços para o interior do Estado para que a população paraibana conheça mais sobre o papel do Hemocentro e com isso de torne doadores de sangue e nos ajude a salvar vidas”, destacou a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira. As coletas serão realizadas no horário das 8 às 17 horas.
De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, a primeira coleta acontece nesta terça-feira (2) no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Na quarta-feira (3) a ação acontece no Centro Cultural da cidade de Mamanguape.
Dia10, a coleta externa de sangue acontecerá na Igreja dos Santos dos Últimos Dias também em Mamanguape; dia 17 na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa; dia 20 será no município do Conde e dia 24 no Parque Sólon de Lucena, (Lagoa). As coletas têm continuidade no dia 25, no município de Sobrado; dia 26, em Jacaraú e dia 27, ao lado do supermercado Bompreço, na Avenida João Machado, no centro da Capital durante a Campanha Nacional Mãos que Ajudam. Encerrando a programação no dia 31 a coleta será realizada mais uma vez no Parque Sólon de Lucena.
A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro Divane Cabral explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque de sangue e atender a demanda dos hospitais. Ela faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão às coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou Divane Cabral.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.
Condições para ser doador de sangue
- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)
- Pesar acima de 50 quilos.
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas
- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083)3218-7698.
Secom-PB
BORGES NETO SE LIGA PARAIBA
0 Comentários