Ao decidir serem doadoras muitas pessoas não fazem ideia destes números e ao decidir não doar tantas outras pessoas também não imaginam a quantidade de vidas que deixam de salvar.
Nenhuma pessoa está livre de precisar de uma transfusão de sangue, nem de sofrer um acidente ou passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável, com isso os Hemocentros sempre necessitam de voluntários uma vez que não existe sangue sintético que possa ser produzido em laboratórios.
Pensando nesta alta demanda e na pouca quantidade de doadores, (para se ter uma ideia a porcentagem ideal de doadores de sangue em um país é de 3 a 5% da população, no Brasil, esse número não chega aos 2%) o analista de sistemas Thiago Gonçalo Gomes idealizou o movimento Doe Sangue PB que divulga os pedidos de doações. De acordo com Thiago, a real dimensão da importância da doação surgiu para ele quando uma amiga se acidentou e grande foi a dificuldade de conseguir doadores naquele momento.
“Esse trabalho voluntário surgiu na observação da necessidade de doação para uma amiga. Neste momento eu percebi a dificuldade em conseguir doadores, então surgiu a ideia da criação de uma conta no Twitter para divulgar informações para a população” revelou.
Hoje em dia, o Doe Sangue PB conta com cerca de 50 voluntários, sendo 30 mais ativos que seguem e divulgam os conteúdos do movimento nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram. Somando todos os seguidores do movimento, cerca de 10.000 são atingidas, mas segundo Thiago, apesar do grande número de pessoas algumas vezes eles encontram dificuldades.
“Geralmente famílias que encontram dificuldade em encontrar doadores nos procuram pedindo auxílio. Apesar desse número grande, existem casos de sangue mais raros que sempre são difíceis de encontrar doadores” disse.
O idealizador do Doe Sangue PB ainda alerta para o fato de que durante as festas do final do ano, assim como no Carnaval, Semana Santa e São João a necessidade de sangue nos Hemocentros é maior.
“Dezembro e janeiro é o período mais crítico, onde aumentam os acidentes e as pessoas por estar de férias ou envolvidas nas comemorações comparecem em menor número para doar, isso gera um grande risco e normalmente falta sangue. Os estoques encontram-se apenas com 50% da capacidade, e à medida que se aproxima o final do ano, as doações tendem a cair, cirurgias podem ser adiadas e vidas correm risco, principalmente nesse período do ano.” alertou.
Para Adriana Barbosa, umas das colaboradoras do Doe Sangue PB, muitas pessoas não se dão conta da importância da doação até se depararem com essa necessidade com uma pessoa próxima, então segundo a mesma, esta realidade tem que mudar.
“Só nos damos conta dessa necessidade quando nós, algum parente ou amigo precisa de sangue. Esse pensamento tem que mudar, precisamos ser heróis e salvar vidas desses desconhecidos. Se você por algum motivo não é doador pode ajudar compartilhando nossos pedidos e incentivando as pessoas a fazerem o mesmo. Isso tem ajudado a salvar muitas vidas” ressaltou Adriana.
“Dia D”
Neste sábado (13), a turma do Doe Sangue Brasil se reúne pelo quarto ano consecutivo em várias cidades do país, para estimular voluntariamente pessoas a se tornarem doadores de sangue e assim virarem verdadeiros heróis. Este ano a campanha terá como tema "De Norte a Sul o Brasil precisa de você".
Desta forma, o DOE SANGUE PB, irá se reunir com a participação de voluntários para refletir, conscientizar, divulgar e impactar o público com a importância da doação de sangue neste " DIA D".
Juntamente com o Hemocentro da Paraíba, o evento acontecerá no Parque Solon de Lucena (Lagoa), e no Hemocentro de João Pessoa localizado na Av. Dom Pedro II, 1119 - Centro, João Pessoa - PB.
Além do grupo Doe Sangue PB (João Pessoa), os grupos parceiros Amor ao Próximo da cidade de Patos e Eu Amo a Vida de Guarabira e Rio Tinto estarão somando esforços e incentivando a doação de a sangue.
Você também pode fazer parte desta corrente do bem, seja um doador ou siga e compartilhe o conteúdo do Doe Sangue PB nas redes sociais.
Twitter: @DoeSanguePB
Facebook: Doe Sangue PB
Instagram: @doesanguepb
Sobre a Doação
Requisitos básicos:
• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
•Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
•Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários:
• Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
•Gravidez
• 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
• Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
•Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
• Tatuagem nos últimos 12 meses.
• Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
• Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos:
• Hepatite após os 11 anos de idade. *
•Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
•Uso de drogas ilícitas injetáveis.
•Malária.
* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.
Respeitar os intervalos para doação
•Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
• Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
*( O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos)
Thatiane Sonally
BORGES NETO LUCENA INFORMA


0 Comentários