O mar, fonte de inspiração e de sonhos, é o tema da exposição “Mar; Oceano de Sonhos e Histórias”, na qual a artista navega entre as várias nuances da paisagem marítima, em especial nas do pequeno universo entre a Ponta do Seixas e a praia da Penha com sua cultura e história, barcos e jangadas artesanais, objetos de pesca, além da paisagem em si com suas falésias, vegetação, ondas, espumas, pedras, areia e outros elementos da natureza.
As obras foram construídas através do realismo, mas dentro do contexto contemporâneo, não somente quanto à temática, mas também no seu tratamento formal. Desta maneira, o projeto é vanguardista, pelo seu espírito de investigação formal, além do mérito de conseguir recuperar a imagem realista usando de interferências que assomam sensações, emoções e sentimentos, através do contato com alguns objetos que farão parte da exposição.
As paisagens litorâneas fazem parte acima de tudo da cultura local deste espaço, com barcos e jangadas artesanais, redes e objetos de pesca. Assim como a paisagem em si, com suas falésias, vegetação, ondas, espumas, conchas, pedras, restos de árvores, é um pequeno paraíso, mas ameaçado pela falta de cuidado em relação ao meio ambiente. Esse universo para a artista é um grande espaço de questionamento, criação e transfiguração, onde dois mundos se debatem, o ideal transmitido na pintura e o real com os problemas sociais e ambientais.
“Este projeto pode ter dois olhares. Pretendo deixar aberto para o público duas possibilidades de pensamento, porque em toda criação artística fica evidente um processo de exteriorização e outro de interiorização da realidade na qual nos achamos imersos”, disse artista plástica Cristina Strapação.
Segundo a artista, o mundo ideal, desenhado e pintado com cores sobre a tela, com técnicas hiperrealistas, com suas ondas de águas transparentes, espumas brancas, areias limpas, barcos coloridos navegando ou ancorados na areia, esperando para navegar mar adentro, fazem parte do universo platônico, inspirado sim, na realidade, mas transfigurado.
Secom
BORGES NETO LUCENA INFORMA


0 Comentários