Em uma noite marcada pela poesia, ótimas recordações e muita saudade, tendo como cenário o Museu de Arte Popular da Paraíba (Museu dos Três Pandeiros), às margens do Açude Velho, foi lançada nesta sexta-feira, 29, em Campina Grande , a biografia “Ronaldo Cunha Lima – Um Nordestino de Todo Canto”.
Com mais de 300 páginas, a obra que ilustra a vida do vereador e prefeito de Campina por dois mandatos, deputado estadual, federal, senador e governador da Paraíba, Ronaldo José da Cunha Lima, é de autoria de Diógenes da Cunha Lima, primo do poeta e presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).
Além de Diógenes, o ex-senador Ivandro Cunha Lima e o senador Cássio Cunha Lima, irmão e filho de Ronaldo, prestigiaram a solenidade. Acometido de dengue, o prefeito em exercício de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, foi representado pelo deputado estadual e sobrinho-neto do poeta, Bruno Cunha Lima.
“Foi com maior prazer que recebei essa incumbência de Ronaldinho. Pode até parecer uma imodéstia, mas eu tomo a liberdade de dizer que não vou falar do Ronaldo político, pessoa pública. Eu vou falar do Ronaldo meu irmão. Vejam só a comparação: quando meu bisavô Demóstenes faleceu, Ronaldo tinha 10 anos de idade e meu avô, Ivandro, tinha 16. Ivandro acabou assumindo a condição de pai de todos os irmãos, de homem da casa. Já eu nasci e me criei na casa de Ivandro, pessoa que tenho muito mais do que um avô, eu o tenho como um pai. Então se Ronaldo é filho de Ivandro, eu sou irmão de Ronaldo”, discursou Bruno.
Quando teve a palavra, o senador Cássio foi breve. O filho do poeta agradeceu a presença de todos, elogiou as palavras de Bruno e disse que a obra de Diógense representa a proclamação de uma amor, “um amor que sempre uniu dois primos-irmãos”.
Editado e distribuído pela Editora IMEPH, de Fortaleza, o livro vem acompanhado de um CD com entrevista do biografado no programa “Memória Viva”, da TV Universitária da UFRN. O vídeo foi exibido para os convidados durante a solenidade de lançamento.
Emocionado, o autor da biografia “Ronaldo Cunha Lima – Um Nordestino de Todo Canto” relembrou episódios pitorescos de sua convivência com o poeta e registrou que a obra tem um tom descontraído.
“Essa é apenas uma partezinha do que vivemos ao longo de seis décadas de convivência. Anos de bem-querer, de amizade. Éramos irmãos mesmo. Então eu fui guardando coisas, outras se perderam, poemas que ele fez dedicados a mim, livros que ele dedicou a mim, enfim. Ronaldo era um sedutor de homens e mulheres. Ele chegava e encantava a todos. Por isso era um nordestino de todo canto”, sublinhou o autor Diógenes Cunha Lima.
O Poeta – Advogado, promotor de justiça, professor, poeta e político, Ronaldo José da Cunha Lima também fez carreira como escritor, chegando a assumir a cadeira de número 14 na Academia Paraibana de Letras em 1994, além de ser lembrado para a Academia Brasileira de Letras entre os imortais. Era apaixonado por poesia, sobretudo pela obra do também paraibano Augusto dos Anjos. Em 1988, venceu o programa “Sem Limite”, da Rede Manchete, com perguntas sobre a vida e obra do poeta do EU.
O Autor – Diógenes da Cunha Lima é autor de “Câmara Cascudo – Um Brasileiro Feliz”, que já se encontra em sua 4ª edição; “Livro das Respostas” (um diálogo onírico comm o Pablo Neruda de “Libro de las preguntas”); “Natal – Uma Nova Biografia”; “Memória das Águas”; e “O Trem da Minha Vida”, entre outros livros. Recentemente participou do Salon Du Livre de Paris.
Alan - Lucena Informa
0 Comentários