Livro sobre a história do TRE-PB é lançado pelo desembargador e acadêmico Marcos Cavalcanti



Assessoria

A partir de agora o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba tem sua história registrada em livro, após mais de 80 anos de sua instalação. O lançamento da obra "História do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba", de autoria do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), na Sala de Sessões da Corte Eleitoral, em solenidade bastante prestigiada.
Membro da Academia Paraibana de Letras, o escritor e acadêmico Marcos Cavalcanti destacou aspectos do livro referentes aos 80 anos da Justiça Eleitoral, relembrou os membros que ocuparam as cadeiras daquele tribunal,(presidente, vice, corregedores e juizes) e, também , as decisões tomadas na Paraíba que foram muito respeitadas no cenário nacional. Ele ressaltou, ainda, as biografias e galerias de presidentes, bem como as sedes por onde o tribunal passou na Capital.
Um fato bastante importante do livro, que o escritor Cavalcanti revela como sendo de grande importância, diz respeito a esclarecimentos quanto alguns equívocos e dúvidas sobre quem de fato foi o primeiro presidente do TRE. No livro, o leitor vai poder dirimir essas dúvidas, conforme adiantou o escritor.
O autor da obra enfatizou que o que o levou a escrever 'História do Tribunal de Justiça da Paraíba' foi exatamente a inquietude provocada pela vontade e decisão de dirimir dúvidas quanto aos equívocos sobre os fatos importantes que marcaram o Tribunal, e, principalmente, registrar de forma impressa - documental - , através do livro, a história da Corte de Justiça Eleitoral da Paraíba, nesses 80 anos.
"Este tribunal não tinha, mas agora passa a ter, um livro sobre a sua história. Toda instituição que se preza e que tem um valor extraordinário como o Tribunal Regional Eleitoral, deve ter sua história contada em livro para que fique perpetuada para as novas gerações. E só se faz isso escrevendo a história, não tem outra forma", proclamou Marcos Cavalcanti.
A iniciativa de Cavalcanti foi ressaltada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador João Alves da Silva, ao fazer a abertura da solenidade de lançamento do livro que retrata a verdadeira fisionomia daquela Corte Eleitoral. Na oportunidade, o presidente Alves elogiou a atitude do desembargador e escritor Marcos Cavalcanti.
"A inquietude e a busca pela informação são virtudes próprias do desembargador Marcos. O TRE ainda não tinha registrado em livros a sua história. Hoje está sendo lançada, divulgada. A partir de agora qualquer pessoa que tenha interesse em saber como é a justiça eleitoral poderá fazê-los através desse livro, que ora está sendo lançado", ressaltou o presidente do TRE-PB.
A apresentação do livro foi feita pelo magnífico reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor-doutor Antônio Guedes Rangel Júnior. Ele falou primeiro da importância do papel cultural da editora da universidade, em contribuir para a preservação da memória e história da Paraíba, a partir de incentivo à publicação de livros. Em seguida, enfatizou a dimensão da obra que, de acordo com ele, "é de extrema importância para do registro e memória do povo paraibano, principalmente, pela enorme trajetória que o professor Marcos Cavalcanti conseguiu imprimir ao projeto de pesquisa que vai da criação da justiça eleitoral no Brasil, até os dias atuais".
"A amplitude da obra justifica plenamente a sua importância e, certamente, servirá de instrumento de pesquisa para aqueles que queiram conhecer a história do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba", ressaltou Rangel Júnior
.

Postar um comentário

0 Comentários