O Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-PB) registrou 225 reclamações de consumidores paraibanos contra empresas de eletroeletrônicos só nos primeiros seis meses deste ano. As principais reclamações são com relação a produtos com defeitos, não entrega ou demora na entrega do produto e problemas com as garantias. As empresas que lideram o ranking são conhecidas: Samsung, com 53 registros; Britânia, com 32; e CCE com 28 queixas.
Além dessas três empresas, também estão no topo da relação de reclamações do Procon-PB, as empresas Multilaser, com 25 registros; Motorola com 23, Mondial com 18, Philips com 12 ocorrências. Segundo a gerente de Atendimentos do Procon-PB, Mariene, os produtos com a maior incidência de problemas são aparelhos celulares e geladeiras.
Para a Meriene Soares não existe uma orientação ao consumidor que garanta 100% de sucesso na hora, porque até mesmo algumas empresas com renome no mercado são alvo de reclamações. "Então, o que vale mesmo é pesquisar antes de comprar, inclusive verificar dos sites de reclamação como está o nível de satisfação dos consumidores com a empresa no mercado", alertou a gerente do Procon-PB, sugerindo que as pessoas consultem sites como Reclame Aqui e de órgãos de defesa do consumidor da Paraíba e de outros Estados.
O ranking de fornecedores com reclamações no Procon-PB, reúne 50 empresas de todos os segmentos comerciais, a exemplo de instituições bancárias, planos de saúde e serviços de TV a cabo. O relatório é referente ao período do dia 01 de janeiro ao dia 10 de julho, com um total geral de 2373 reclamações.
Confira:
clickpb

0 Comentários