Milhares se despedem do presidente do Uzbequistão, morto após um AVC



 Milhares de uzbeques saíram às ruas de Tashkent para se despedir do presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, que será enterrado neste sábado (3) em Samarcanda, sua cidade natal.
O cortejo fúnebre passou pelas principais avenidas da capital no caminho até o aeroporto. De lá, o caixão com os restos mortais do presidente foi levado de avião para Samarcanda.
Karimov, de 78 anos, que dirigiu seu país com mão de ferro durante 27 anos, morreu na sexta-feira, trinta minutos após sofrer uma parada cardíaca, segundo o boletim médico oficial.
O presidente uzbeque havia sido hospitalizado há uma semana, em 27 de agosto, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Com a morte de Karimov, o presidente do Senado, Nigmatilla Yuldashev, assume interinamente a presidência, segundo a Constituição.
Karimov ocupava a presidência desde 1989 e em março de 2015 havia vencido pela quarta vez as eleições presidenciais, com mais de 90% dos votos. Ele não preparou um sucessor, embora o mais provável candidato seja o primeiro-ministro, Shavkat Mirziyoyev.
O presidente do Uzbequistão, Islam Krimov, em foto de 21 de março (Foto: AP)O presidente do Uzbequistão, Islam Krimov, em foto de 21 de março deste ano (Foto: AP)
Repressão e direitos humanos
Nascido em 30 de janeiro de 1938, o presidente uzbeque escalou todos os degraus do aparato do Partido Comunista na época da União Soviética para ficar à frente da república soviética do Uzbequistão e conseguiu permanecer no poder após a independência do país, em 1991.
O político fez da luta contra o fundamentalismo islâmico sua bandeira, sacrificou os direitos humanos da população e dedicou suas forças a eliminar os opositores.
Segundo a ONG Human Rights Watch, Karimov "deixa um legado de repressão política e religiosa" e "sua morte representa uma oportunidade para que os governos afetados façam pressão por direitos humanos concretos e reformas democráticas".
G1 

BORGES NETO - LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários