A Polícia Militar da Paraíba usou bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta, na noite desta sexta-feira (2), para reprimir um ato em defesa do “Fora Temer” em Campina Grande. O confronto ocorreu nas imediações da Associação Atlética Branco do Brasil (AABB), onde os manifestantes acreditavam estar o senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado e um dos principais defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O grupo, formado por estudantes e representantes de movimentos sociais, se concentrava em frente ao clube, quando foi cercado pela Polícia Militar. Uma estudante revelou ao blog que recebeu uma borrifada de gás de pimenta nos olhos enquanto procurava os óculos, perdidos durante a confusão.
O grupo iniciou a concentração na Praça da Bandeira, de onde seguiu em direção ao Açude Velho e depois para a Integração. “Quando entramos na rua do Parque do Povo, encontramos 3 viaturas da PM e mais ou menos 4 motos. Continuamos mesmo assim. Quando chegamos perto da Integração, os policiais se mostraram ofensivos, indispostos a nos deixar entrar na integração. Desistimos de entrar, para não haver violência. Então, decidimos ir para a AABB. Quando chegamos lá entoamos palavras de ordem. Então, policias militares apareceram na frente do portão impedindo de nos aproximarmos”, relatou uma estudante universitária que pediu para não ser identificada.
Ao blog, os estudantes disseram que decidiram sentar pacificamente na via e entoar palavras de ordem. “Poucos segundos depois, fomos cercados pela PM que já estava disparando bombas de efeito moral. E, eu não vi, mas ouvi relatos que houve também balas de borracha”, conta a jovem. Ela disse os colegas correram em direção ao Cine Capitólio. “Percebemos que havia policiais nessa direção, que estavam fechando o cerco, abordando manifestantes, e espirrando spray de pimenta diretamente nos seus rostos, com poucos centímetros de distância”, acrescentou outro estudante. Há relatos de que houve pessoas empurradas e chutadas durante a ação da polícia.
JP Online
BORGES NETO - LUCENA INFORMA
0 Comentários