Jovens da PB estão mais vulneráveis ao vírus HIV



  Os jovens estão mais vulneráveis a contrair o vírus HIV. Eles admitem que nem sempre fazem sexo seguro e a consequência dessa atitude pode durar a vida inteira. A quantidade de jovens que contraíram a infecção pelo HIV entre os anos de 2007 e 2016 aumentou em todo o Brasil. A maioria dos casos registrados nesse período são das faixas etárias de 20 a 34 anos, com percentual de 52,3% dos casos, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, na Paraíba a quantidade de jovens entre 20 e 29 anos que foram infectados com o vírus do HIV aumentou em 94,8%. Enquanto em 2007, a quantidade de pessoas que tinham a infecção somavam seis, em 2016 esse número cresceu para 117. Os casos de Aids na Paraíba também cresceram, mas em proporção menor (lembrando que quem tem o vírus HIV nem sempre tem também a Aids). De 2007 a 2016, a quantidade de jovens entre 20 e 29 anos com a doença aumentou em 4,2%.

Em 2007, havia um total de 68 casos. Já em 2016 esse número passou para 71. Para a empresária de 24 anos, Keyla Marques, o principal problema entre os jovens é a falta de preocupação com a doença. “A gente pensa que nunca vai acontecer com a gente, e acaba relaxando. A maioria dos jovens não pensa que pode ser o próximo”, disse. A empresária relatou que depois que casou parou de usar camisinha, mas que quando era solteira o uso de preservativos costumava ser algo essencial. “Antes de casar eu sempre usava camisinha, tinha muito medo de adquirir a doença e até de uma gravidez indesejada”. Mesmo possuindo conhecimento sobre a doença, o comportamento da maioria dos jovens mostra que a preocupação em contraí-la diminuiu. Para o marceneiro de 23 anos, Dálio Felipe, usar preservativo é só “de vez em quando”. Ele diz que não vê entre os amigos o cuidado em não contrair a doença.

SES



BORGES NETO - LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários