Chineses em todo o mundo festejam a chegada do ano do galo



 Chineses espalhados por todo o mundo celebram a chegada do Ano Novo Lunar.
Desde o início da semana, os chineses estão viajando. Centenas de milhões que trabalham nas grandes cidades aproveitam a época do ano para visitar a família no interior.
O Festival da Primavera tem o ponto alto nas celebrações do Ano Novo Lunar, que segue um calendário com as fases da Lua e marca a virada do ano de 27 para 28 de janeiro.
O governo pediu que os chineses deixem de lado uma das tradições mais populares: os fogos de artifício. É que as maiores cidades, como Pequim, estão sofrendo com níveis altíssimos de poluição.
Os fogos que faltaram na capital chinesa sobraram na Austrália. A ópera de Sydney foi iluminada de vermelho.
Bairro chinês a gente encontra em qualquer país. E assim a festa acaba se espalhando pelo mundo. Uma das mais animadas fora da China fica no Japão, na cidade de Yokohama. Mesmo que os japoneses não sigam o calendário lunar, eles não resistem e se rendem às muitas tradições do Ano Novo Chinês.
Muita gente vai aos templos, onde o som dos tambores embala a Dança do Leão.
É hora de agradecer e fazer pedidos.
O ano que chega é representado pelo galo no horóscopo chinês: promete ser melhor do que o que passou, mas é preciso estar atento para as oportunidades.
Atrás da sorte, muita gente compra roupa nova ou procura os pratos típicos como o bolo de arroz, o nian gao. Gao significa alto, elevado; assim, quem provar o bolinho terá aumento de salário e notas boas na escola.
As senhoras japonesas compraram desenhos com ideogramas chineses para um ano feliz. Não é todo dia que a gente tem uma segunda chance de renovar as esperanças num novo Ano Novo.
G1

BORGES NETO - LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários