Ministro garante investimentos em tecnologia de dessalinização e prevê incubadoras de empresas

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, esteve em Campina Grande neste sábado (13) para inaugurar o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O investimento feito no Centro de Testes foi de R$ 250 mil.
A intenção do projeto é possibilitar testes e fazer a certificação de tecnologias ou equipamentos empregados por empresas que trabalham na área de dessalinização de água. O ministro prometeu ainda que o Centro de Testes irá passar por um processo permanente de evolução e de implantação de uma estrutura ainda maior.
“Esta unidade deverá ser transformada em centro de tecnologia de águas, contando, por exemplo, com incubadoras de empresas que queiram desenvolver novas tecnologias, além de outros projetos voltados a dar segurança hídrica e a melhorar a qualidade de vida em regiões como o semiárido”, afirmou Marcos Pontes.
Já o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, aproveitou a oportunidade para cobrar ações que levem á despoluição do Açude Velho, um dos principais cartões-postais da cidade. “Quem sabe neste contexto de testes, não possamos, entre outros benefícios, vislumbrar a execução também de projetos e iniciativas de base tecnológica para despoluir, por exemplo, o nosso Açude Velho. Para tanto, faremos a assinatura de um termo de cooperação técnica junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Por isso, em breve estaremos indo a Brasília para avançar nestes estudos e parcerias, além de buscar muitas outras possibilidades, mas tendo como primeiro referencial para um ‘ensaio’ neste projeto de despoluição o nosso tradicional Açude Velho”, afirmou. 
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA