‘Estamos mostrando que existimos’: Veja como foi a 18ª Parada LGBT+ de João Pessoa

A 18ª Parada LGBTQIA+ de João Pessoa aconteceu neste domingo (29) e arrastou uma multidão à orla da Capital. Além de muita animação e música, a parada foi marcada pelo tom político de memória e protesto.
Com o tema “Memória, Verdade e Justiça – 50 anos de Stonewall”, em homenagem a Rebelião de Stonewall que foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu em 28 de junho de 1969, no bar de mesmo nome Esses motins são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país, a parada contou com falas da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de João Pessoa, Sandra Marrocos; do procurador do Ministério do Trabalho, Eduardo Varandas, da OAB e outras autoridades.
Eduardo Guimarães, presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), a celebração dos 50 anos de Stonewall é um marco na afirmação dos direitos LGBT. “A partir dele nascem as paradas no mundo inteiro para celebrar a revolta como afirmação da população, do orgulho de ser feliz do jeito que é, especialmente em um momento como esse que o Brasil tem passado, além de toda violência que sofremos há uma tentativa de retirada de direitos”, lembrou.
“Estamos aqui mostrando que a gente existe, resiste e a gente não vai abrir mão. Temos direito à existência como todo mundo e o respeito a diversidade é o nosso discurso”, disse.
O repórter da TV Arapuan Nil Rodrigues acompanhou a concentração.
PARAÍBA.COM



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários