FCDL denuncia que quase 2 mil imóveis tombados em Sousa dificultam comércio e investimentos

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB) está denunciando que o excesso de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) na cidade de Sousa, Sertão paraibano, dificulta comércio e investimentos na região.
De acordo com a FCDL-PB existem hoje 1.740 prédios públicos e privados tombados em Sousa. Com as regras do Iphaep para prédios tombados, os empresários ficariam impedidos de fazer modificações nas fachadas e na estrutura dos imóveis.
“A gente sabe muito bem que existem alguns prédios e residências que têm braço histórico em Sousa. Porém, nosso pleito maior não é retirar a importância de todos os imóveis, mas sim destacar apenas os que realmente tenham algum traço histórico”, defendeu o presidente da FCDL, José Lopes da Silva Neto, que acrescentou: “nós não podemos aceitar de forma alguma que esses 1.740 imóveis permaneçam tombados”.
A FCDL estima que Sousa possui mais prédios tombados do que a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, classificada pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade. O levantamento aponta que 44 ruas e vários terrenos também foram tombados pelo Iphaep.
Os empresários formaram uma comissão e pedem que o Iphaep faça uma revisão dos imóveis.
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA