Decreto proíbe velórios de mortos por covid-19 em João Pessoa

O secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Zennedy Bezerra, comentou o decreto do prefeito da Capital, que os velórios de pessoas falecidas devido à Covid-19 ficam suspensos, uma vez que pode haver risco de transmissão para amigos e familiares, e o sepultamento deve ser imediato.
De acordo com Zennedy, o decreto determina o sepultamento imediado de pessoas confirmadas para Covid-19, já os casos suspeitos nos equipamentos privados poderá haver velório limitado a 10 pessoas e com um período máximo de quatro horas. Além disso, os que estiverem presentes precisam manter distância mínima uns dos outros e evitar entrar em contato com idosos, pessoas com doenças crônicas e outros grupos de risco.
Zennedy destacou que são 17 pessoas infectadas na Paraíba, sendo 13 apenas em João Pessoa e que existem 12 mortes suspeitas, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. “Algumas pessoas estão sendo sepultadas sem saber se a causa da morte foi covid-19 ou não, por isso a necessidade desse procedimento, pois muitos o teste só vai acontecer depois do sepultamento. A opção do governo foi pela vida, entendemos que as restrições causam algum tipo de comoção, mas é no sentido de evitar a proliferação do vírus e a situação vai ser agravada agora pela influenza e dengue”, disse.
Nos cemitérios públicos municipais, os enterros devem ser realizados das 9h às 16h e não haverá mais velórios nestes locais. Nos casos sem evidência de morte em decorrência da Covid-19, só serão permitidos sepultamentos e velórios em espaços privados com até 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, 2 metros. O tempo máximo previsto de duração do velório será de 4h.
De forma excepcional, recomenda-se que seja evitada a presença de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além de gestantes, lactantes e pacientes com doenças crônicas ou respiratórias, nos velórios e enterros. O documento oficial também recomenda a higienização das mãos, ao entrar no cemitério, e pede que sejam evitados contatos físicos, como beijos, abraços ou apertos de mão. Caberá ao serviço funerário, seja público ou privado, ofertar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para a devida higienização. A disponibilização de alimentos não será permitida.

Limpeza

De acordo com o secretário Zennedy Bezerra, a Prefeitura de João Pessoa concluiu, no início desta semana, um cronograma de higienização nos cemitérios municipais. “O trabalho já foi realizado nos seis cemitérios municipais. Este será um serviço permanente, que traz mais segurança para profissionais e para quem precisar visitar esses espaços”, disse.

Marília Domingues



BORGES NETO LUCENA INFORMA