’O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou, nesta segunda-feira (08), que as pessoas não estão cumprindo o isolamento social rígido e isso pode levar a cidade a permanecer mais tempo nesta situação. “As pessoas não estão fazendo adesão ao isolamento domiciliar como queríamos que era de 60% a 70%, oscilou e este fim de semana caiu ainda mais, chegou a 34%, um número muito baixo e isso compromete a ação de prevenção”, disse.
Apesar de as pessoas não estarem respeitando o decreto, o secretário apontou que, na Grande João Pessoa, a Saúde conseguiu estabilizar o número de leitos com 82% de ocupação, em Campina Grande chegou a 68%
“Não é o momento das pessoas relaxarem e saírem de casa que foi o que ocorreu esse fim de semana em João Pessoa, Campina Grande, Caaporã… e os reflexos disso veremos daqui há 15 dias”, disse.
Medeiros ressaltou a necessidade de conscientização da população. “Temos o decreto de isolamento social rígido até o dia 14 desse mês. A secretaria está se reunindo com segmentos econômicos, sabemos a ação que essa paralisação produz na economia, mas infelizmente hoje só temos um meio de evitar o que ocorreu no Ceará, em Pernambuco, no Amazonas e até agora a secretaria tem conseguido controlar, evitando o colapso da rede pública estadual”, disse.
Esse controle se deu devido à ampliação de leitos de UTI. “João Pessoa chegou a 95% e hoje estamos com 82%. Campina Grande chegou a 91% e hoje tem 68% a partir da inauguração do hospital das clínicas de Campina Grande e leitos no Hospital de Trauma”, disse.
PARAÍBA.COM
BORGES NETO LUCENA INFORMA

