Em uma semana, Brigada Sanitária abordou 3,8 mil pessoas e identificou 287 com sintomas gripais em João Pessoa

Na primeira semana da Brigada Sanitária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), as equipes da Secretaria de Saúde (SMS) visitaram 1.702 residências e abordaram 3.885 pessoas nos bairros de Mangabeira e Paratibe. Na próxima segunda-feira (20), a ação tem continuidade nesses locais e segue em direção a Mumbaba e Bairro das Indústrias.
As abordagens e visitas às residências acontecem de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Brigada Sanitária está visitando áreas da cidade que apresentam os números mais elevados de casos de covid e que tenham menores índices de isolamento social.
Do total de pessoas abordadas durante esta semana, 287 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais e, dessas, 66 foram encaminhadas para uma unidade de saúde da família (UF) de referência para consulta e realização do teste de covid-19. Além dos casos de síndromes gripais, as equipes também identificaram 202 pessoas com comorbidades.
“A ação é um processo educacional e de orientação, especialmente neste momento de flexibilização, com responsabilidade, controle e conhecimento. Por isso, estamos com equipes preparadas para identificar os focos do mosquito Aedes e os sintomas de covid-19, fazendo o encaminhamento para consulta médica”, disse Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.
Nessa sexta-feira (17), as equipes se concentraram em realizar a desratização e o tratamento dos focos do Aedes aegypti identificados em 12 áreas de Mangabeira e Paratibe durante os primeiros dias da ação. A Brigada Sanitária conta com a participação de cerca de 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Atenção Básica.
Os profissionais estão divididos em 40 equipes e, em duplas, visitam as casas. Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.
Assistência – As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a unidade de saúde da família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.
CLICKPB

BORGES NETO LUCENA INFORMA