Projeto propõe diminuir ISS para setor de turismo de eventos

Foi encaminhado para as comissões da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um projeto de lei complementar de autoria do vereador Lucas de Brito (PV) que propõe reduzir a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os profissionais de turismo de eventos da cidade. O texto sugere alterar o percentual da taxa atual de 5% para 2% na cobrança feita aos prestadores de serviços do setor. 
A iniciativa visa a evitar mais prejuízos causados por conta da paralisação das atividades em virtude das restrições sanitárias impostas pela pandemia de coronavírus (COVID-19). “Há mais de cem dias que os profissionais que integram o trade turístico estão com suas atividades prejudicadas em decorrência do isolamento social proposto pelos governos, e ainda não há uma previsão para o retorno normal”, lamentou Lucas. 
O parlamentar destacou que esse tipo de atividade econômica se baseia na aglomeração de pessoas que se utilizarão dos serviços oferecidos, o que torna ainda mais crítica a situação vivenciada. “Recentemente, a cidade de Florianopólis (SC) aprovou iniciativa semelhante de redução do ISS, e a nossa Capital, que é dotada de um Centro de Convenções importante, também precisa desse tipo de atrativo, para que, no momento pós-pandemia, possamos voltar a realizar eventos e trazer investimentos de fora para movimentar e aquecer a economia local”, argumentou.           
Lucas de Brito preside a Frente Parlamentar do Turismo da CMJP e vem se reunindo com o setor para debater estratégias de recuperação econômica. No mês passado, a Frente chegou a encaminhar um requerimento à Secretaria Municipal do Trabalho, Produção e Renda (Setrab) solicitando a criação, no âmbito do Banco Cidadão, de uma linha de crédito específica voltada para as categorias profissionais integrantes do trade turístico de João Pessoa.           
O vereador acrescenta que o Poder Público Municipal deve se mostrar como protagonista neste momento crítico, possibilitando que sejam empreendidos esforços para que os empresários, pessoas físicas ou jurídicas, consigam ultrapassar toda a crise instalada com relativa saúde financeira, de modo que consigam continuar com suas respectivas atividades econômicas.

PARAÍBA.COM


BORGES NETO LUCENA INFORMA