Comarca de Serra Branca alcança 100% dos processos criminais digitalizados e migrados para o PJe

 

A Comarca de Serra Branca, localizada no Cariri paraibano e distante 210 km de João Pessoa, concluiu a digitalização e migração dos processos criminais ativos, em Cartório, para a Plataforma do Processo Judicial eletrônico (PJe) – Módulo Criminal. Os trabalhos foram finalizados nessa quarta-feira (11), com a migração de 555 feitos físicos, restando 73, que estão em grau de recurso e na Contadoria Judicial. Assim, a Comarca encontra-se com seu acervo de 2.552 ações totalmente virtualizadas, além de 102 guias no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu).

De acordo com juiz titular da Vara Única de Serra Banca e diretor do Fórum, José Irlando Sobreira Machado, a virtualização dos processos criminais trará inúmeras vantagens ao Sistema Judiciário, destacando-se a celeridade processual, tendo em vista que vários atos cartorários, outrora realizados no cumprimento de processos físicos, atualmente ficaram obsoletos. “Além disso, todas as partes terão acesso ao processo, sem a necessidade de ter que se deslocar até a unidade judiciária, o que se mostrou de extrema relevância nesse período de pandemia, a fim de evitarmos aglomerações”, comentou o magistrado.

O juiz parabenizou a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do seu presidente, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, pelos relevantes projetos implantados, sobretudo, a agregação das comarcas. “No nosso caso, a agregação possibilitou uma prestação jurisdicional mais célere, devido ao aumento do número de servidores e uma maior estrutura de trabalho, especialmente, no gabinete, com assessores”, argumentou.

“Portanto, a virtualização de todos os processos da nossa Comarca é um fato que deve ser ressaltado por toda a comunidade jurídica desta região, dada a sua importância na concretização da tão almejada celeridade processual. Onde o operador do direito se encontrar, terá acesso ao seu processo, desde que tenha internet disponível”, comemorou o magistrado.

A chefe de Cartório, Verônica Diniz Leite, lembrou que a Comarca de São João do Cariri foi agregada a de Serra Branca no dia 17 de outubro deste ano, vindo toda a estrutura física e humana da unidade desinstalada. A servidora do Tribunal de Justiça da Paraíba informou, ainda, que a partir da agregação, Serra Branca passou a contar com juiz e promotor de Justiça titulares. “A agregação foi positiva, pois o mais importante que se busca é a prestação jurisdicional adequada à população, e como prova disso, alcançamos números expressivos. Foram 1.457 arquivamentos, o que representa 124,5% a mais de ações baixadas depois que ocorreu a agregação; 1.130 sentenças prolatadas, representando um acréscimo de 107,3%, se comparado ao período anterior à agregação. Também foram despachados 4.698 feitos, um incremento de 89,1%; e proferidas 943 decisões, o que representa 82,1% a mais, se analisado com o período anterior à agregação”, destacou Verônica Diniz.

Verônica Diniz ressaltou, ainda, o trabalho em conjunto desenvolvido em Serra Branca, que envolve o juiz, assessores, voluntários, técnicos e analistas judiciários que compõem a Vara Única do Poder Judiciário local. “O nosso magistrado, com afinco, nos impulsiona para conseguirmos cumprir as metas. E, como destaque, a virtualização total dos processos alcançada revela uma contribuição de todos de maneira responsável e diligente”, pontou.

Já o gerente do Fórum de Serra Branca, Williams Borges de Souza, afirmou que o juiz-diretor realizou diversas reuniões administrativas com o quadro de servidores. “A ideia sempre foi incentivar e orientar nossa equipe acerca dos benefícios da digitalização dos processos criminais. Com a agregação de São João do Cariri, o material humano que chegou impulsionou a conclusão do processo migratório com maior rapidez”, disse. O gerente disse que, em um primeiro momento, foi dada prioridade aos feitos criminais de réus presos e, em seguida, aos demais processos criminais.

Ascom TJPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários