Confira a programação da Igreja Católica para a Semana Santa neste fim de semana

 

Por conta do decreto da Arquidiocese da Paraíba que suspendeu as celebrações presenciais da Igreja Católica, os ritos litúrgicos da Semana Santa serão presididos pelos padres nas igrejas e transmitidos online para redes sociais das paróquias (Instagram, Facebook e YouTube). O arcebispo Dom Manoel Delson presidirá as cerimônias na Catedral, com transmissão através do canal da Arquidiocese no YouTube.

Algumas celebrações terão transmissão através de um canal de TV local aberta e também pela Rádio Consolação FM, chegando àqueles que não possuem acesso à internet.

Confira abaixo os horários das celebrações com o arcebispo:

  • Quinta-feira Santa: 17h
  • Sexta-feira da Paixão: Celebração às 15h
  • Sábado de Aleluia (Vigília Pascal): 18h
  • Domingo de Páscoa: 9h

Resumo das Celebrações da Semana Santa

Quinta-feira Santa

Neste dia é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, lembrando a instituição da Eucaristia e o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos, ensinando-os a serem sempre humildes servidores. Esta missa marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal. Peculiaridades: neste ano, por estar sozinho ou com equipe reduzida, o sacerdote não fará o rito do Lava Pés.

Sexta-feira Santa

Dia da Celebração da Paixão (não é missa), às 15h (tradicionalmente). A celebração marca o sacrifício de morte de Jesus. Peculiaridades: neste ano não será realizada a Procissão do Senhor Morto, e, na celebração, também não acontecerá o beijo na cruz (se houver, será apenas o sacerdote).

Sábado de Aleluia / Vigília Pascal

A Santa Missa acontece à noite, pois é a noite da ‘espera’, da ‘vigília’, onde os fieis aguardam a ressurreição do Senhor. Peculiaridades: nesta missa aconteceria a Procissão da Luz e também o batismo de jovens e adultos, mas, devido à situação atual, não acontecerão. Às 20h. O sacerdote fará apenas a Bênção do Fogo e da Água.

Domingo de Páscoa

É o dia que os católicos celebram a grande festa da ressurreição. É a maior festa para os católicos. Haverá missa solene, mas apenas transmitida virtualmente.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários