Paraíba já realizou 1.092.554 testes para diagnóstico de covid-19

 

Até o momento, 1.092.554 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. Em João Pessoa, os testes gratuitos de covid-19 estão sendo feitos pelo Sistema Único de Saúde, na Policlínica Municipal de Jaguaribe, mais conhecido como Cais, localizado na Rua  Alberto de Brito, 413, no bairro de Jaguaribe.

O atendimento é feito por ordem de chegada e é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Lá são oferecidos testes de RT-PCR feitos através de coleta nasal, e também os testes rápidos de tipo sorológico, realizados por meio de amostra de sangue.

O paciente que chega no Cais de Jaguaribe ou nas Unidades de Saúde da Família para realizarem os testes passam antes por uma triagem, que pode ser feita por equipes médicas ou de enfermagem, que vão avaliar qual o melhor teste a ser feito, o de RT-PCR ou o teste rápido. 

É preciso estar com algum sintoma gripal para realizar os testes. A orientação é que para realizar o RT-PCR, aquele feito a partir da coleta nasal, o paciente deve estar entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, já para fazer o teste rápido, realizado com a amostra de sangue, o recomendado é após o décimo dia de sintomas.

O resultado do teste rápido sai em 15 minutos, e o do RT-PCR, em torno de quatro a cinco dias.

Os testes da covid-19 também podem ser feitos em 30 Unidades de Saúde da Família, das 7h30 às 16h.

Confira a seguir, as Unidades onde estão sendo realizados os testes:

Distrito sanitário I:

Usf Saúde para Todos;

Usf Integrada Cruz das Armas I;

Usf Saúde e Vida;

Usf Integrada Bairro das Indústrias;

Usf Nova Conquista;

Usf Jardim Saúde.

Distrito sanitário II:

Usf Integrando Vidas;

Usf Mudança de Vida;

Usf Vila Saúde;

Usf Qualidade de Vida;

Usf Espaço Saúde;

Usf Grotão.

PARAÍBA.COM


BORGES NETO LUCENA INFORMA