Wendell Belarmino brilha nos 50m livre e leva 2º ouro do Brasil na natação em Tóquio

 


O Brasil tem um dos homens mais rápidos do mundo na piscina das Paralimpíadas de Tóquio. Wendell Belarmino, de 23 anos, conquistou na manhã desta sexta-feira, no Centro Aquático da capital japonesa, a medalha de ouro nos 50m livre da classe S11 (para atletas com deficiência visual) ao bater na frente com 26s03, à frente do chinês Dongdong Hua (26s18) e do lituano Edgaras Matakas (26s38).

Foi a primeira medalha paralímpica de Wendell, que estreia nos Jogos, e a segunda de ouro do país no megaevento.

A primeira havia saído na quarta-feira, com Gabriel Bandeira nos 100m borboleta da classe S14 (para atletas com deficiência intelectual).

- A ideia era vir, me divertir e chegar ao pódio. Queria nadar o mais rápido possível. Além de me divertir, estou realizando três sonhos de uma vez só: vir para uma Paralimpíada, ganhar uma medalha paralímpica e ser campeão paralímpico - afirmou o brasileiro, atual campeão mundial da prova.

Wendell é frequentador de túneis de vento, uma tecnologia que o permite relaxar em meio à rotina de treinos, mas que também o ajuda na preparação para as provas da classe S11, para deficientes visuais.

Além da própria limitação da vista, os competidores da S11 usam ainda óculos pintados de preto para garantir que ninguém terá qualquer tipo de vantagem sobre os adversários. Assim, a orientação nas raias é feita à base de muito treino e instinto. O desenvolvimento dessa sensibilidade é estimulado indiretamente pelos voos no simulador.

Ele tem menos de 5% da visão em função de um glaucoma congênito. Está inscrito, além dos 50m livre, nos 100m borboleta, nos 200m medley e no revezamento misto 4x100m até 49 pontos.

Outro brasileiro na prova, Matheus Reine terminou na sexta posição, com a marca de 27s26.

Daniel Dias é sexto
Uma das maiores lendas da natação paralímpica em todos os tempos, Daniel Dias saiu da água pela primeira vez em Tóquio. Depois de conquistar três bronzes, ele foi o sexto colocado na final dos 50m borboleta da classe S5 (para atletas com deficiências físicas).

- Eu tentei dar o meu melhor. Senti esse terceiro dia de competições, foram dois anos sem competir. Agora é descansar, tenho dois dias de descanso, depois tenho o costas e os 50m livre - afirmou.

Daniel marcou 36s56, quase seis segundos atrás do chinês Tao Zheng, que levou o ouro com 30s62. Outros dois chineses (Lichao Wang, com 31s81, e Weiyi Yuan, com 32s00) completaram o pódio.

O brasileiro, que vai se aposentar após as competições na capital japonesa, soma 27 pódios paralímpicos em sua carreira.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários