Planalto adia anúncio de Auxílio Brasil após pressão de Guedes e reação do mercado

 

O Governo Federal desistiu da cerimônia marcada para esta terça-feira (19) em que seria anunciado o novo Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família e prevê o pagamento mensal de R$ 400 por família.

O recuo ocorre após nervosismo do mercado diante da possibilidade de o governo aumentar gastos acima do teto e pressão do ministro Paulo Guedes.

A Bolsa de Valores brasileira operava em forte queda e o dólar avançava firme na tarde desta terça-feira. Nos momentos mais tensos, o Ibovespa, principal indicador da B3, atingiu a marca de 109.947 pontos, queda de quase 4%, e o dólar foi a R% 5,61.

A cerimônia não entrou na agenda oficial do presidente ou dos ministros, mas foi confirmada reservadamente por autoridades.

O cerimonial do Planalto organizou o Salão Nobre do palácio, onde ocorrem normalmente os eventos públicos. Enquanto a cerimônia era cancelada, alguns convidados ainda chegavam ao local.

O plano que chegou a ser previsto para anúncio definia que o Auxílio Brasil deveria pagar em média R$ 400 por família —acima do previsto anteriormente. O governo planejava alcançar o valor com duas manobras fiscais.

MaisPB com Folha de São Paulo 


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários