CRM interdita Unidade de Saúde, em João Pessoa

 

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente, nesta sexta-feira (26), a Unidade de Saúde da Família do do bairro do Varjão, localizada em João Pessoa. Durante a vistoria, foi identificado que o local é insalubre para o exercício da medicina e não oferece condições para o atendimento digno para a população.

A interdição ética do CRM-PB já está em vigor e proíbe que os médicos prestem seus serviços no local, até que se tenha condições de oferecer uma assistência adequada à população e se tenha segurança para o ato médico.

A medida acontece após a segunda visita do CRM-PB na USF. O órgão esteve pela primeira vez na unidade no dia 18 de novembro, onde constatou as irregularidades, que foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Após retornar ao local nesta quinta-feira (25) e ver que as demandas não foram cumpridas, foi tomada a decisão de interdição.

O diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Melo, detalhou as irregularidades que foram constatadas na USF do Varjão. Dentre elas, falta de equipamentos adequados para a prestação do serviço por parte dos profissionais de saúde, bem como mofo e infiltrações nos consultórios médicos.

“A unidade de saúde não garante as condições mínimas para um atendimento digno da população, nem oferece um local de trabalho adequado para os profissionais de saúde. É frequente a falta de equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras, álcool, por exemplo. Desta forma, infelizmente, tivemos que optar pela interdição ética dos médicos que trabalham na unidade. Assim que as inconformidades forem corrigidas, o CRM-PB voltará à unidade para promover a desinterdição”, explicou o diretor de fiscalização.

MaisPB entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de João Pessoa, que, em nota, informou que irá adotar todas as medidas necessárias e cabíveis, no menor tempo possível, para que a USF volte a funcionar em plena atividade.

João Cunha – MaisPB


BORGS NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários