Visitação nos cemitérios públicos de João Pessoa acontece de forma tranquila e organizada

 

Quem foi aos cemitérios públicos de João Pessoa na manhã desta terça-feira (2), Dia de Finados, homenagear amigos e familiares, pode comprovar a organização feita pela Prefeitura para receber os visitantes. No Cemitério Senhor da Boa da Sentença, o maior da Capital, o planejamento teve início às 6h com o desvio do trânsito, a organização do comércio informal, limpeza e fiscalização das medidas de prevenção e combate à Covid-19.

Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) cadastrou os comerciantes e delimitou o espaço para que pudessem trabalhar. A florista Maria de Lourdes da Conceição, que vende flores em frente ao Senho da Boa Sentença há 25 anos, elogiou a organização. “Esse ano está bem organizado. Todo mundo cadastrado, cada um trabalhando no seu lugar marcado e sem atrapalhar a passagem das pessoas”, disse.

A Sedurb também distribuiu máscaras descartáveis e equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) faziam a limpeza do local, que também teve aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool 70%.

O mecânico Antônio Pereira, que visitou o túmulo do pai e de outros familiares, destacou a organização feita pela Prefeitura. “Está muito tranquilo. Cheguei, comprei flores calmamente e entrei. Trânsito, comércio e limpeza em ordem”, avaliou.

Missas – A Arquidiocese da Paraíba está realizando missas nos cemitérios Senhor da Boa Sentença e Santa Catarina. Nos demais (Penha, São José e Cristo Redentor) não haverá celebrações.

As missas serão realizadas com a capacidade de público reduzido a 50%, como forma de evitar aglomerações. No cemitério Senhor da Boa Sentença, três missas foram celebradas pela manhã e mais duas acontecem à tarde, às 15h e às 17h. Já no cemitério Santa Catarina, a Arquidiocese programou a realização de duas missas, uma celebrada de manhã e outra que será realizada às 15h.

Trânsito e transporte – Para garantir maior fluidez e segurança no deslocamento de quem vai prestar homenagens aos familiares falecidos, nesta terça-feira (2), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) está colocando em prática um plano de circulação no entorno dos Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; Cemitério São José, em Cruz das Armas; Cemitério do Cristo, no Cristo Redentor; e Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados. Ao todo, 80 agentes de mobilidade urbana foram distribuídos nos três turnos.

Já linhas de ônibus estão circulando nesta terça (2) com quadro de domingo, ou seja, das 70 linhas que operam em dias úteis, 38 linhas estão à disposição da população.

PMJP


FALA PARAÍBA-BORGES NETO