“Já prevemos que esse surto tende a evoluir” diz Geraldo Medeiros sobre poder de propagação da H3N2

 

“Já prevemos que esse surto tende a evoluir” a frase é do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, que em entrevista à TV Arapuan, declarou que a Influenza A (H3N2), que tem causado um surto de gripe em João Pessoa, pode adquirir caráter epidêmico, se espelhando por todo o estado.

Segundo o secretário, já foram solicitados antivirais ao Ministério da Saúde, porém a vacina que protege contra essa nova variante so deve começar a ser distribuída o ano que vem.

“Semana passada solicitamos antivirais ao Ministério da Saúde. Essa vacina que recebemos e aplicamos em abril de 2021 não protege contra essa variante H3N2. Só teremos essa vacina adequada em abril de 2022, até lá teremos que conviver com essa epidemia até o final de março”, lamentou.

Geraldo ainda detalhou os relatos da H3N2 que já foram registrados na Paraíba.

“Já temos relatos de surtos em Guarabira, Campina Grande e a tendência é se tornar epidemia em todo o estado em função do alto poder de propagação do H3N2. Vamos nos reunir com a secretária municipal de Saúde, Margareth Diniz, e o Ministério da Saúde para avaliar o envio desses antivirais para a Paraíba”, reforçou.

PB Agora

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários