Associação inicia circuito de exposições de caprinos e ovinos na Paraíba

 

A cidade de Santo André, no Cariri, vai receber a primeira etapa do Circuito Apacco 2022 de exposições agropecuárias de caprinos e ovinos do Estado. A retomada dos eventos terá início na 5ª Festa da Cabra Rainha, que acontecerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio. O evento é realizado pela prefeitura e o circuito conta com a coordenação da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos.

São esperados em torno de 400 animais. Eles passarão por julgamentos entre a sexta (29) e domingo (01), com avaliação do padrão racial e também produtivo, num ‘Torneio Leiteiro’, sob a coordenação do veterinário Renato Vaz. Para o presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Pedro Martins, o circuito é uma oportunidade de compartilhar com a sociedade o cotidiano da atividade produtiva.

“Ele representa para o produtor, não só da Paraíba, mas também dos estados vizinhos, a oportunidade de mostrar a significativa evolução do nível genético dos rebanhos, assim como o dia a dia da fazenda. Esperamos que com essa retomada, nós possamos fortalecer o Circuito e contar com um número ainda maior de etapas no ano que vem”, afirmou o presidente da Apacco, Pedro Martins.

Serão pelo menos onze raças em exposição e disputa na Festa da Cabra Rainha. Entre elas: Somalis Brasileira; Santa Inês; Dorper; Boer; Murciana; Alpina Britânica; Alpina Americana; Alpina; Toggenburg; Saanen e Anglonubiana .

O Circuito terá continuidade com a Festa do Bode Rei, de 3 a 5 de junho, em Cabaceiras; Expo Taperoá, entre 27 e 29 de julho; na Expo Prata, no período de 24 a 28 de agosto e contará com o encerramento em Campina Grande, na Expo Apacco 2022, prevista para acontecer entre 17 e 24 de setembro.

Além da coordenação da Apacco e apoio das prefeituras, o Circuito conta com o apoio do Sistema Faepa/Senar-PB, Sistema OCB/PB, Sicoob, Laticínio Isis, Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC), Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

A Apacco

Fundada em 1975, a Apacco tem por finalidade, desenvolver, organizar, incentivar e aprimorar as atividades nas criações de caprinos e ovinos no estado de Paraíba, passando necessariamente pela construção de um ambiente multifuncional. Favorecendo o intercâmbio e trocas de experiências junto aos seus associados.


BLOG DO BRUNO LIA


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários