Água contaminada com coliformes e bactérias: UPA em Santa Rita fica lotada de pacientes com sintomas de vômito, diarreia e dor de barriga

 


A UPA localizada no bairro de Tibiri, em Santa Rita tem registrado um grande número de pessoas, sobretudo crianças e idosos se queixando de sintomas como dores na barriga, vômito e diarreia. "Não é algo pontual, foi um aumento significativo. Nosso medo é que haja um surto", narrou o empresário Nicola Lomonaco que fez as imagens da UPA.

Na última semana, após passar vários dias sem abastecimento de água, vários moradores da cidade divulgaram vídeos nas redes sociais mostrando a água com coloração amarelada saindo das torneiras e relatando mau cheiro. 


O empresário relatou ainda ao Click PB que os funcionários do local confirmaram o aumento no numero de atendimento de pessoas com sintomas que podem estar diretamente ligados ao consumo de água contaminada. "Vamos levar isso ao Ministério Público para pedir que a Cagepa volte pq a situação é desumana, irresponsável e criminosa", descreveu. 

Um relatório realizado pelo laboratório +Água e divulgado na manhã de hoje, aponta contaminação fecal com mais de 20 bactérias em amostras de água de Santa Rita. O relatório que foi exibido em primeira mão pelo ClickPBconfirmava o risco para a saúde de consumir aquela água.

A água apresenta uma quantidade de cloro que seria insuficiente para eliminar os coliformes e foram identificadas ainda mais de 20 bactérias nas amostras analisadas. "Não tivemos bons resultados. Essa água não é indicada para consumo, pois vai causar danos ao nosso organismo, sobretudo em crianças e idosos", disse o químico João Sales, responsável pela análise.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO