A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou no último domingo (17) imagens noturnas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
As fotos foram feitas a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) no último dia 4 de julho, enquanto a estação orbitava a cerca de 420 quilômetros do solo.
No registro da Nasa, São Paulo é descrita como a cidade mais populosa do país e também é possível ver o contraste com a cidade de Guarulhos, que é menor e tem a iluminação mais alaranjada na comparação com a iluminação mais clara que predomina na capital paulista.
Desde 2015, a cidade de São Paulo passa pela substituição gradual da iluminação pública por lâmpadas de LED. O modelo de substituição foi escolhido através de Parceria-Público-Privada (PPP) na gestão do então prefeito Fernando Haddad (PT), que na época prometeu substituir cerca de 715 mil pontos de luzes na cidade.
Até o final de 2021, a gestão municipal já havia substituído 90% do total do parque de luz da cidade, com a implantação de mais de 600 mil pontos de luz com lâmpadas de LED na capital paulista.
Já a cidade de Guarulhos informa que iniciou a substituição das lâmpadas a vapor de mercúrio.
Rio de Janeiro
No caso da cidade do Rio de Janeiro, o contraste é observado com a cidade vizinha de Niterói, do outro lada da Bahia de Guanabara.
A capital fluminense também vem trocando, por meio do programa Luz Maravilha, também em uma PPP, todo o parque da iluminação pública. Atualmente, o programa está em 80% da sua meta inicial concluída – 360 mil dos 450 mil pontos de LED planejados.
Foto aérea de Rio e Niterói, feita da ISS e divulgada pela Nasa no domingo (17) — Foto: ISS/Nasa/Divulgação
Curitiba
Com cores mais mescladas, a cidade de Curitiba foi descrita pela Nasa como uma cidade de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
Na imagem, é possível ver também os municípios vizinhos à capital paranaense.
Além das cidades brasileiras, a ISS também registrou imagens a partir do espaço de outra localidade ao redor do globo, como o arquipélago formado pela ilha francesa de Córsega e as ilhas italianas da Sardenha e da Sicília.
O álbum completo das imagens da ISS está disponível nas redes sociais da agência norte-americana.
0 Comentários