Croácia bate Marrocos e sobe ao pódio da Copa pela segunda vez consecutiva

 

A Croácia garantiu o segundo pódio de Copa consecutivo, após bater a seleção marroquina pelo placar de 2 a 1, no estádio Internacional Khalifa, em Doha. A vitória também marca a segunda vez em que a equipe dos Balcãs conquistou o terceiro lugar em um Mundial. A primeira foi em 1998, na França.

O jogo entre as equipes foi o único a se repetir a atual edição do Mundial. Marroquinos e croatas já haviam de enfrentado na estreia do Grupo F, em 23 de novembro. Naquela oportunidade empataram em 0 a 0.

O jogo

A Croácia tomou a iniciativa das ações, e aos 2 minutos quase abriu a contagem, com a ajuda da defesa marroquina. Em recuo mal feito em direção à area dos africanos, o goleirão Bono tentou um passe rasteiro, que por muito pouco não acabou dentro do próprio gol.

Mas, não demorou muito para estas mesmas redes serem balançadas. Após cobrança de falta ensaiada dos croatas, a bola acabou na cabeça do zagueiro Gvardiol, que de peixinho inaugurou o marcador. 

Apesar do susto, a reação de Marrocos veio logo em seguida, também em cobrança de falta e com a testada precisa de outro defensor. Ziyech achou Dari livre na área da equipe dos Balcãs, que não desperdiçou: 1 a 1!

A partida daí, o ritmo continuou intenso, mas sem grandes chances para ambas as equipes. Até que Modrić receber bom passe na entrada da área marroquina. O capitão croata cortou o marcador e bateu rasteiro em direção a meta de Bono. O goleiro não apenas defendeu, como também evitou o rebote que cairia nos pés do atacante Livaja.

E se os europeus chegavam, os africanos respondiam! Hakimi desceu em velocidade pela direita do campo ofensivo e encontrou En-Nesyri livre na área. No entanto, a bola saiu forte demais e o atacante passou batido.

Na reta final da primeira etapa, a Croácia pulou na frente do placar pela segunda vez, com um golaço de Oršić. Kovaciv roubou a bola na entrada da área e soltou para o meio-campo, que com muito jeito encobriu o goleirão marroquino.

Segundo tempo

Com apenas 1 minuto, mais uma jogada de bola parada quase mexeu no placar novamente. Oršić recebeu passe após cobrança de falta e chutou. A bola raspou a rede lateral de Bono.

Mas, ao contrário do primeiro tempo, Marrocos não conseguiu dar o troco imediatamente. A equipe comandada por Regragui errava muitos passes e abusava das bolas alçadas na área, sem que isso levasse perigo à meta de Livaković.

Já os croatas, pelo contrário. Apesar de não se arriscarem tanto no ataque, passaram a apostar nos chutes de longa distância. Aos 25, Vlašić de fora da área soltou a bomba, que passou por cima do gol.

Três minutos depois, Gvardiol surgiu na área marroquina e foi derrubado. O autor do primeiro gol pediu pênalti, mas o VAR não recomendou a revisão do lance em campo. A partida seguiu, mas sob muitas reclamações.

Em seguida, Marrocos teve a primeira boa chance no segundo, com En-Nesyri. O atacante chegou bem à área croata e finalizou para a grande defesa de Livaković.

Nos minutos finais, Marrocos tentava pressionar. No entanto, a Croácia foi quem quase alterou o placar. Aos 41, Oršić achou Kovačić dentro da área, que ganhou de Hakimi e finalizou para fora.

Ainda assim, em uma última tentativa, Attiat-Allah chegou em velocidade pela lateral esquerda e mandou para a área. En-Nesyri subou mais do que todos mundo e testou em direção ao gol, mas a bola subiu demais.

Fim de jogo e vitória croata, no último jogo do craque Modrić em Copas do Mundo.

Ficha técnica

CROÁCIA X MARROCOS

Data e horário: 17 de dezembro de 2022, às 12h (horário de Brasília)
Local: estádio Internacional Khalifa, em Doha
Arbitragem: Abdulrahman Al Jassim (Catar)
Assistentes: Taleb Al Marri (Catar) e Saoud Ahmed Almaqaleh (Catar)
Quarto árbitro: Raphael Claus (Brasil)
VAR: Julio Bascunan (Chile)
Gols: Gvardiol (Croácia), aos 6' do 1ºT; Dari (Marrocos), aos 8' do 1ºT; Oršić (Croácia), aos 41' do 1ºT
Cartões amarelos: Amallah (Marrocos), aos 38' do 2ºT

CROÁCIA: Livaković; Stanišić, Šutalo, Gvardiol; Oršić (Jakic), Majer (Pasalic), Modrić (C), Kovačić, Perišić; Livaja (Petković), Kramaric (Vlašić). Treinador: Zlatko Dalić

MARROCOS: Bono; Hakimi, Dari (Benoun), El-Yamiq (Amallah), Attiyat Allah; Amrabat, Sabiri (Chair), El Khannous (Ounahi); Ziyech (C), En-Nesyri, Boufal (Zaroury). Técnico: Walid Regragui

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA