João Pessoa realiza ‘Natal de Sorrisos’ para crianças autistas e síndrome de Down​ neste domingo; Confira programação


 Neste domingo (11), a 10ª edição da Tardezinha Inclusiva, um dos desdobramentos da iniciativa, trazendo o tema ‘Natal de Sorrisos’ acontece no Centro Cultural de Mangabeira, a partir das 14h, e a abertura conta com a participação do Coral Jovem Unimed. Os pequenos vão acompanhar o Auto de Natal com os alunos da Escola Municipal Aruanda e ainda a Turma Tá Blz com a Turma da Mônica e Papai Noel. Haverá ainda apresentações musicais, entre elas, de Antônio Marques, do programa The Voice Kids.

Os pequenos terão atividades de recreação e brincadeiras com os palhaços Baba Baby e Kika. Os brinquedos disponibilizados para a garotada terão monitores. Também haverá apresentação de jogos eletrônicos - Plutão Planeta dos Jogos -, Just Dance, Cabelo Maluco, coordenado pelo Salão Infantil Especializado para Autistas ‘Corte e Brinque’.

A edição da Tardezinha Inclusiva inclui Oficina Nutrikids, sob o comando da nutricionista Janete Diniz, com a fábrica de biscoito personalizado que aborda o tema do Natal. A fonoaudióloga Linzabelle Souza fica à frente da oficina de massinha de modelar. Também tem Arteterapia, com Débora Zambon, e ainda acolhimento com a psicóloga clínica Clidis Sampaio. Além disso, durante a Tardezinha, uma feirinha inclusiva que envolve as mães dessas crianças terá 35 expositores.

“É uma felicidade grande para nós, da Funjope, de fazer essa Tardezinha Inclusiva do mês de Natal porque celebramos a realização de um sonho que já vem com um ano. O projeto Tardezinha Inclusiva, que trabalha inclusão social por meio da arte, envolve os pais, as mães dos autistas, as crianças com T21, mas principalmente coloca essas crianças no cenário artístico-cultural, cria uma agenda para elas e faz com que dialoguem com outras crianças que não têm autismo e que não são T21. É um processo de interação e de inclusão mesmo”, afirmou Marcus Alves, diretor executivo da Funjope.

Segundo a presidente da Associação Paraibana de Autistas (APA), Hosana Carneiro, o momento é de inclusão, que não é apenas de crianças e nem de autistas, incluindo pessoas com qualquer idade e deficiência. As atividades são para crianças, adolescentes e adultos. Conforme Hosana Carneiro, o evento também é uma terapia social. 

Ela destaca o momento em que o projeto foi iniciado, quando as famílias estavam saindo da situação mais crítica da pandemia, e ressalta que a iniciativa contribui muito para a vida inclusiva das famílias e das crianças com alguma deficiência.

Nik Fernandes, colaboradora do projeto, também comemora o aniversário de um ano do ‘Somos Capazes’ e lembra a importância de valorizar o período de Natal. “É tempo de renovação. Que este Natal transforme todas as lágrimas em sorrisos e todos os obstáculos em conquistas, e leve seu belo sorriso para onde for”, destacou.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários