João Pessoa segue promovendo a prevenção contra Covid-19 em diversos serviços de saúde


 Nesta terça-feira (03), com o intuito de garantir a promoção à saúde, diversas salas de vacinas seguem ofertando os imunizantes que previnem contra a Covid-19. A novidade é que a vacinação foi ampliada para crianças a partir de seis meses a menores de um ano sem comorbidades. Não há a necessidade de agendamento.

Para este novo grupo, a referência de vacinação é o posto fixo instalado no estacionamento do Mangabeira Shopping, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. As demais salas de vacinas, distribuídas pela cidade, seguem ofertando normalmente todos os imunizantes de campanha e de rotina, garantindo a assistência preventiva.

“Para tomar a vacina da Covid-19, o indivíduo não pode estar apresentando sintomas gripas ou sinais de febre. No caso de dúvidas, é importante buscar orientações com os profissionais de saúde dos serviços ou com o médico que acompanha a criança”, explicou o chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa. “À medida que recebermos novas doses do Ministério da Saúde, ampliaremos para outras faixas etárias desse mesmo grupo”, completou o coordenador.

Nesse primeiro dia de vacinação para crianças menores de um ano sem comorbidade, a professora Tainá Rocha levou a filha Marina para tomar a primeira dose da vacina. “Lá em casa, todos já estão vacinados e só faltava chegar à vez dela de tomar a vacina e ficar protegida. Me sinto melhor sabendo que ela segue o convívio com outras pessoas e no berçário protegida. Estamos na expectativa pelas doses complementares, do esquema vacinal dela. Vacinação é um pacto coletivo e não individual. Temos que nos unir, nos vacinar e vacinar nossos filhos”, frisou a mãe.

Linda Ribeiro, avó de Pedro Henrique, de 11 meses, também levou o neto para tomar a vacina. “Nossa, como estou emocionada! Esse pequeno era o único em casa que faltava para tomar a vacina. Todos já estamos vacinados com todas as doses: os três avós, quatro tios, a irmã, os pais e só faltava chegar a hora dele de ficar protegido. Que bom início de ano estamos tendo, hein!”, disse a avó orgulhosa.

Vacina segura – Em relação à vacinação de crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de setembro de 2022, a ampliação do uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Para esta avaliação, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

Para este novo grupo, o esquema primário é composto por três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Documentação para crianças – No momento da vacinação é necessário apresentar um documento oficial com foto, número do cartão do SUS ou CPF. No caso de crianças, apresentar certidão de nascimento e cartão SUS. Crianças com comorbidades, além dos documentos pessoais, deve entregar a cópia do laudo ou declaração que aponte a comorbidade elencada pelo PNI, que conste o número do CID.

Disque vacina – No caso de dúvida ou para mais informações, os usuários podem ligar para o ‘Disque Vacina’, pelos números 98600-4815 e 98699-2917, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Estes números também são para agendamentos para vacinação domiciliar de crianças e adultos acamados, restritos aos leitos.

Locais para vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (03):

Crianças a partir dos seis meses a menores de 1 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

Crianças dos 3 e 4 anos (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

2ª dose: Coronavac (28 dias)

– USF Integrada Cruz das Armas I – 7h às 11h e 12h às 15h

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização (Torre) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

Crianças a partir dos 5 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização (Torre) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

Vacinação Domiciliar

–Exclusivamente para crianças com comorbidades e restritas ao leito ( acamadas)

Agendamento pelos números: (83) 98600-4815 ou 3212-3371

Horário: 8h às 16h

*exceção das USFs: Ilha do Bispo, Alto do Céu II, Mandacaru VIII, Jardim Planalto, Rosa de Fátima, Cruz das Armas IV, Jardim Saúde e Vieira Diniz.

CLICKPB





BORGES NETO LUCENA INFORMA