Mãe do paraibano Cara de Sapato fica angustiada com crises no 'BBB 23', mas vê importância em falar de saúde mental


 Das crises de choro às de ansiedade, Cara de Sapato não tem medo de expor todas as sua fragilidades no “Big Brother Brasil 23”. Ontem, ele ficou aos prantos por sentir saudade de um amigo que já morreu e com quem curtia o carnaval. O lutador logo foi consolado pelos colegas, assim como ocorreu em outros momentos, o que alivia a sensação de impotência da família que vê tudo pela TV.

— É angustiante ver as crises, mas Amanda fez o que precisava ser feito. Aqui fora, Antônio (o nome real de Cara de Sapato) faz terapia e isso o ajuda, tanto com as crises de ansiedade quanto com a síndrome de Tourette — diz Wilma Monteiro, mãe do confinado.

O tema também é sensível para a família porque a primeira crise de ansiedade do paraibano fora do reality show foi justamente após a morte desse amigo lutador, em 2011. Já a síndrome de Tourette, que causa tiques físicos, ele tem desde a infância.

— Quando ele era criança, identificamos alguns tiques e fomos atrás de ajuda. Meu filho foi diagnosticado aos 9 anos e, desde então, passamos a tratar. Ele tem acompanhamento psicológico. Hoje em dia, os sintomas são bem controlados e isso nunca atrapalhou o Antônio em nenhum aspecto da vida. Já a primeira crise de pânico aconteceu depois que ele presenciou a morte do amigo. Foi bastante chocante, e acreditamos que isso foi responsável por trazer à tona as crises fortes de ansiedade — relembra.

Com a terapia, Cara de Sapato conseguiu recuperar a rotina e até voltar aos ringues do MMA. Nas competições, já viu um lutador provocá-lo (o baiano Leleco) usando uma máscara do filme “Pânico”, fazendo alusão ao transtorno. A tentativa de desestabilizá-lo não fez efeito, já que venceu a luta na época, mas o atleta se chateou com a falta de sensibilidade do colega. Da mesma forma, no “BBB”, o confinado se irritou ao ver Cezar Black e Ricardo usando doenças psiquiátricas como forma de ofensa.

— Acho que é necessário cada vez mais esses assuntos serem abordados. Acredito que o Antônio possa ajudar algumas pessoas a identificarem sintomas e ser exemplo de que é possível tratar e conviver com isso — ressalta Wilma.

As crises de ansiedade na casa

Sapato já relatou sintomas que indicam o início de uma crise. No último sábado, por exemplo, o lutador falou para Amanda sobre tonturas, mãos geladas e pensamentos acelerados. A médica fez uma massagem nele e até cantou.

“Somos humanos, passamos por muita coisa e você é muito sensível” , disse a loura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população brasileira tem ansiedade, fazendo do Brasil o país com o maior número de ansiosos do mundo. A crise de ansiedade é como um curto-circuito gerado no corpo e na mente, provocando uma descarga de noradrenalina e adrenalina pelo organismo. São essas as substâncias responsáveis pelas manifestações físicas.

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários