Novo secretário de Cultura defende regionalização de recursos e ampliação de projetos: "pulsa cultura por toda a Paraíba"

 


O novo secretário estadual da Cultura do Governo da Paraíba, o produtor cultural e jornalista Pedro Santos disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (10) que a expectativa da gestão é dar continuidade aos projetos já existentes e lutar pela ampliação de programas e políticas públicas para fortalecer a cultura paraibana.

Com uma vasta experiência na área e por já ter ocupado a presidência da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Pedro destacou que o estado já possui projetos de referencia no segmento a exemplo do Festival de Música, entre outros. "O festival pretende incentivar a criação musical e revelar talentos. Além de movimentar a cultura no nosso interior, fortalece um intercâmbio cultural entre artistas da capital e dos outros municípios da Paraíba para o fortalecimento da cultura do estado", disse. 

Ele também destacou os desafios para descentralizar os recursos da Lei Aldir Blanc. "O governador João Azevêdo criou o sistema de regionalização dos recursos da Lei Aldir Blanc. Trabalhar em parceria com as prefeituras faz gerar toda essa cadeia produtiva da nossa cultura. Não dá para concentrar os recursos em meio a tantos projetos culturais existentes em todas as regiões do nosso estado", disse.

O secretário iniciou sua trajetória nas políticas culturais como analista técnico em gestão cultural do Ministério da Cultura e na Paraíba coordenou a 3ª Conferência Estadual de Cultura, a Rede Estadual de Pontos de Cultura, o Fundo de Incentivo à Cultura e a primeira etapa de implementação da Lei Aldir Blanc.

Além dele, integram a equipe o turismólogo Ferdinando Lucena como novo presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a socióloga Bia Cagliani para substituir Pedro Santos na Funesc.

Festival de Música

O edital de divulgação e inscrições para o VI Festival de Música da Paraíba de 2023 foi divulgado. O evento acontecerá de forma presencial e a personalidade homenageada é o cantor cajazeirense Alfredo Ricardo do Nascimento, conhecido como Zé do Norte.
A VI Edição do Festival de Música da Paraíba será realizada nos dias 26 de maio (1º eliminatória) e 27 de maio (2ª eliminatória) na Praça Dom Adauto (Xamegão), em Cajazeiras, Sertão da Paraíba. A final será no dia 03 de junho, no Teatro de Arena, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários