Laudo aponta falha em colisão de trens na Ilha do Bispo: "freios de emergência não foram acionados"

 


O laudo da Companhia Brasileira de Trens Urbanas (CBTU) na Paraíba concluiu que uma falha humana resultou na colisão entre dois trens no mês passado, nas proximidades da Estação Ilha do Bispo, em João Pessoa. Em nota enviada ao ClickPB, nesta segunda-feira (13), a CBTU disse que o laudo identificou "alta velocidade do trem e que os freios de emergência não foram acionados".

“Após a análise técnica da equipe de engenharia especializada, não foi detectada qualquer falha estrutural ou tecnológica, tais quais, sistema de freios dos VLTS, sinalização de via, via permanente, sistema de controle de tráfego e cruzamento ou de Rádiocomunicação, que pudesse ter dado causa ao acidente”, diz trecho do laudo.

Segundo a CBTU, “foi possível, no entanto, identificar algumas falhas de procedimentos operacionais”. “O VLT 04 não parou ao chegar no desvio, como determina a operação, além disso, o mesmo VLT entrou no trecho com velocidade acima da permitida. Outros pontos também puderam ser verificados, como o não acionamento do freio de tração e freio de emergência”, reforça o documento da estatal.

A CBTU ainda lamentou o ocorrido e prometeu trabalhar para melhor atender a população da Grande João Pessoa.“Afirmamos ainda que somos solidários a todos aqueles que passaram por tal experiência negativa em nosso sistema, e que casos como estes são raras exceções dada a segurança do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa”, conclui.

Relembre

Os dois VLTs estariam trafegando no mesmo trilho e acabaram colidindo de frente no mês passado. Eles estavam com a capacidade máxima e faziam as últimas viagens do dia. Com a colisão, cerca de 20 pessoas precisaram de atendimento e nenhuma morte foi registrada. Os feridos foram levados para o Hospital de Trauma, em João Pessoa e liberados.

Confira a nota na íntegra:

A CBTU informa que o relatório técnico realizado pelo grupo de trabalho, instaurado nos termos da resolução nº 007-2023/DT, sobre a colisão entre os VLTs 02 e 04, no dia 09/02/2023, nas proximidades da Estação Ilha do Bispo, está concluído.

Após análise técnica da equipe de engenharia especializada da Companhia, não foi detectada qualquer falha estrutural ou tecnológica, tais quais, sistema de freios dos VLTS, sinalização de via, via permanente, sistema de controle de tráfego e cruzamento ou de Rádiocomunicação, que pudesse ter dado causa ao acidente. 

Foi possível, no entanto, identificar algumas falhas de procedimentos operacionais. 

O VLT 04 não parou ao chegar no desvio, como determina a operação, além disso, o mesmo VLT entrou no trecho com velocidade acima da permitida. Outros pontos também puderam ser verificados, como o não acionamento do freio de tração e freio de emergência. 

Diante dos fatos encontrados, a CBTU continuará trabalhando para melhor atender a população, e lamenta profundamente o ocorrido. 

Afirmamos ainda que somos solidários a todos aqueles que passaram por tal experiência negativa em nosso sistema, e que casos como estes são raras exceções dada a segurança do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários