Cícero descarta guardas armados nas escolas, e João avalia ‘botão de pânico’

 

As medidas de segurança nas escolas municipais de João Pessoa poderão aumentar futuramente. Depois de recentes ataques dentro de escolas no país, sendo um desses em Sousa, no Sertão da Paraíba, a expectativa é de que estudantes e professores possam ganhar novas proteções para evitar qualquer tipo de incidente.

+Adolescente esfaqueia aluno de 13 anos em escola no Sertão da Paraíba

A proposta do deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na última terça-feira (16). Ao ser acionado, deverá enviar um alerta aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), acionando as autoridades policiais do Estado. Mas apenas funcionários e professores cadastrados e treinados para o uso poderão utilizar o equipamento.

Em visita às obras do Parque da Cidade, no bairro do Aeroclube, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (22), o governador João Azevêdo (PSB) comentou sobre o “Botão de Pânico”. O gestor apontou que será necessária uma avaliação sobre o novo projeto.

“Está chegando esse projeto para cá. A gente vai fazer a análise. Se for possível implantar, sim. Apesar de que a gente já tem diversos mecanismos de acionamento da polícia que também são eficientes. E a gente vai buscar com que essa segurança chegue mais rápido nas escolas. Se for um bom projeto, não vejo dificuldade, não”, afirmou João Azevêdo.

Outras medidas estão descartadas

Outro método de segurança nas escolas foi pautado e aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na dia 11 de maio. O Projeto de Lei Ordinária 1125/2019, de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PP), faz com que as escolas e creches, públicas e privadas, contratem segurança armada ou profissionais especializados para atuar nas escolas.

Além desse projeto, os vereadores também aprovaram o Programa Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino. o PLO 1.395/2023, de autoria de Tarcísio Jardim (PP). O programa define que todas as escolas de João Pessoa precisarão ter pelo menos um vigilante portando arma de fogo.

Apesar das aprovações, o prefeito Cícero Lucena (PP), também em visita às obras do Parque da Cidade hoje, descartou essa possibilidade. O gestor aponta que “não há condições” de ter esses profissionais de seguranças em todas as escolas. Porém, outras medidas estão sendo elaboradas pela Prefeitura.

“Nós estamos usando a tecnologia. Nós estamos instalando câmeras em todas as nossas escolas. Vamos montar uma estrutura de segurança moderna, eficaz, com centro de controle, de gerenciamento, para que a gente não torne as nossas escolas, até pelo processo pedagógico, como algo que intimide as nossas crianças”, apontou Cícero Lucena.

Leonardo Abrantes – MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários