João diz que recursos previstos pelo Ministério da Saúde talvez não seja suficiente para pagar piso da enfermagem

 

Após participar, em Brasília, de evento com demais governadores dos estados com o intuito de discutir a distribuição de recursos do Governo Federal para pagamento do piso da enfermagem, o governador da Paraíba, João Azevêdo voltou a garantir que o Estado pagará o piso da categoria, mas destacou que o recurso repassado pelo Ministério da Saúde pode não ser suficiente.

O governador destacou que, assim como todos os estados, a Paraíba vai pagar o piso da enfermagem, no entanto, em Brasília, o foi discutido foi que a portaria que o Ministério da Saúde soltou tem equívocos no cálculo da distribuição do recurso. “Quando você faz uma análise dessa tabela, houve uma confusão, inclusive de localização. Muitas vezes você um hospital, por estar no município, mas é um hospital estadual, os recursos, ao invés de serem destinados ao Estado, foram destinado ao município. Mas o Ministério está tratando”, explicou João.

O chefe do executivo estadual ressaltou ainda que cada estado ficou de apresentar um senso efetivo, município por município do estado, para que a base de dados seja corrigida, o que, segundo o governador, foi o que causou o equívoco nessa distribuição dos recursos. Entretanto, João analisa que mesmo após os ajustes, os recursos contribuirão pouco com a despesa.

“Também é importante dizer que os recursos previstos pelo Ministério da Saúde, quando terminar o censo, talvez não seja o suficiente para cobrir todas as despesas. E isso precisa ser mais uma vez discutido”, disse.

O governador lembrou ainda que a Paraíba já paga o piso da enfermagem a quem é efetivo, assim como, a quem é aposentado, mas que ainda precisa estender para o prestador de serviço, mas baseado em recursos que efetivamente sejam transferidos de acordo com o que ficou definido por uma lei.

 

PB Agora

BORGES NETO LUCENA INFORMA




















Postar um comentário

0 Comentários