Médico infectologista alerta para cuidados com a Covid-19 mesmo após fim da pandemia; Paraíba tem mais de 10,5 mil mortes


 O médico infectologista Fernando Chagas celebrou o fim da pandemia de Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta quinta-feira (5), mas alertou para a manutenção dos cuidados para a prevenção da doença. Na Paraíba, conforme apurou o ClickPB, 10.545 pessoas morreram vítimas do Coronavírus e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 709.025 casos da doença.

“É mais um vírus que está circulando e vai estar presente ainda. A gente precisa ter cuidados. Na minha geração a gente fazia programas de saúde nas escolas, com aplicação de flúor, treinamento para detectar local com água parada para não ter dengue. Então, que fique a lição para que se treine nas escolas as crianças para colocar máscaras, para os pais, os irmãos para colocar máscara se estiverem gripados, aprender a separar as coisas, não dividir mesmo copo. Nos países asiáticos já tem e consegue controlar surtos”, enfatizou o médico em entrevista ao ClickPB.

Fernando Chagas explicou o que significa essa declaração do fim da pandemia pela OMS. “É o fim da emergência de saúde pública mundial, de risco mundial. O que foi retirado foi o risco global com alta mortalidade. Esse risco caiu substancialmente. Vamos ver muita gente adoecendo, mas a mortalidade diminuindo. Na Paraíba, nos 3 primeiros meses deste ano, o número caiu em 93% em comparação com o ano passado”, informou.

O especialista relembrou alguns dos momentos mais marcantes do período de pico da Covid-19. Com atuação no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, uma das unidades referência no tratamento da doença, Fernando Chagas lamentou os dias em que o necrotério do hospital ficou superlotado.

“Para você ter uma ideia, eu estava no Clementino Fraga e lá temos o que povo chama de ‘pedra’, que é onde se coloca os corpos. O hospital tem três teve os três ocupados. No momento crítico da Covid-19. Quando a Paraíba alcançou 72 mortes em24 horas, nós tivemos 19 pessoas mortas em 24 no hospital. Não tinha como colocar. Tinha que acionar a família para reconhecer os corpos para retirar para ter vaga para outra pessoa. Foi muito impactante!”, desabafou.

Medidas contra a Covid-19

No período crítico da Covid-19, o Governo da Paraíba teve que tomar algumas medidas para conter o avanço da doença. Uma delas foi a montagem da estrutura de atendimento hospitalar no estacionamento do Hospital Metropolitan Dom José Maria Pires, em Santa Rita. A distribuição de testes rápidos também foi incluída nessas ações governamentais e criou o aplicativo Monitora Covid-19. Mais de 2 mil profissionais foram contratados e novos leitos abertos.

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários