O senador Ciro Nogueira (PP) culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em nota publicada nas redes sociais, nesta quinta-feira (10), Ciro cita apoio de Lula a opositora de Trump como uma das causas.
Conforme observou o ClickPB, Ciro Nogueira afirmou que Lula não perdeu oportunidades de atacar Trump com “ataques infantis”, colocando a ideologia acima do interesse da população.
“O senhor declarou apoio à opositora do então candidato Trump. Era o melhor para o Brasil? Não. Mas o senhor preferiu colocar a ideologia acima do interesse do povo. O senhor, presidente Lula, não perdeu uma oportunidade para atacar com palavras o presidente da maior economia das Américas. E, ao invés de diplomacia, preferiu apostar em ataques infantis contra um país muito mais poderoso e mais forte do que o Brasil”, escreveu.
Ainda em publicação, Ciro Nogueira questionou se Lula estaria satisfeito agora com o posicionamento dos Estados Unidos.
Medida de Trump entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
Leia mais no ClickPB:
- Trump impõe tarifa de 50% sobre Brasil e menciona Bolsonaro e ‘relação comercial injusta’
- Medida de reciprocidade: Após tarifaço imposto por Trump, Brasil também vai responder EUA com tarifas de 50%, diz Lula
Na quarta-feira (9), em carta endereçada a Lula nas redes sociais, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ainda na quarta-feira (9), o presidente Lula afirmou que o tarifaço de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. Em resposta, Lula defendeu a soberania do país e disse que é falsa a alegação do presidente norte americano Donald Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.
|Confira publicação de Ciro
0 Comentários