O vereador Raoni Mendes informou o dia em que acontecerão as reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, instalada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e o e-mail para denúncias que a população pode encaminhar. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (10), Raoni também foi questionado se tem medo de reações, como o atentado ao vereador Guguinha MoovJampa supostamente relacionado à sua iniciava de pedido de instalação da CPI.
“Não tenho nenhum receio, nenhum medo. Quem não deve, não teme. Eu, particularmente, quero fazer o processo de forma legítima. Se eu morrer porque eu estou investigando é porque chegou meu dia de morrer. Não tenho medo de morrer”, declarou o vereador à Arapuan FM, como acompanhou o ClickPB.
Dia das reuniões e e-mail para denúncias
As reuniões da CPI dos Combustíveis serão nas quartas-feiras pela manhã, segundo informou Raoni. E o e-mail para o envio de denúncias é o cpi.cmjp@joaopessoa.pb.leg.br. O vereador lembra que “só será recepcionada como denúncia, seja formal ou anônima, com a documentação.”
CPI dos Combustíveis
Raoni Mendes falou sobre a construção da CPI dos Combustíveis. Ele disse que seu objetivo na presidência da comissão é a transparência. “Eu fui escolhido, não me escolhi presidente. O objetivo da comissão será cumprido na íntegra. Cabe a mim coordenar os requerimentos da comissão, fazer a convocação para as oitivas”, pontuou.
“Meu primeiro ato foi visitar o procurador-Geral de Justiça e protocolar que o Ministério Público seja parte integrante da investigação. O MPPB vai acompanhar, designar, vamos ter uma reunião”, acrescentou.
Raoni destacou que “o fator determinante para a investigação é a ‘cartelização’ [dos preços dos combustíveis] em João Pessoa. E a gente vai investigar isso.”
“Os dados que o vereador Guguinha apresentou e fez com que todos assinassem foi aquele aumento de preço, de um dia para o outro, de R$ 0,40. Esse é o foco. A partir daí vamos fazer os desdobramentos dessa investigação”, disse.
Sobre o trabalho da comissão, Raoni lembra que a CPI tem “sete membros. Não é o presidente sozinho que decide.”
Contrário à CPI? Raoni explicou
Questionado sobre sua postura no início dos debates sobre a instalação da CPI, Raoni explicou que assinou o requerimento pela abertura da comissão, “porém, deixei claro que uma CPI não é lugar para circo e muito menos lugar para montar palanque político porque trata-se de uma investigação.”
Segundo Raoni, “essa opinião contrária fez com que a presidência da Câmara tivesse o cuidado porque, quando alegou-se pressa, só tinha o pedido no papel e não havia nenhum dado comprovando a investigação. Se quer fazer de todo jeito, eu não posso corroborar”, pontuou.
O pedido de instalação da CPI voltou ao vereador Guguinha MoovJampa para que ele anexasse documentos que justificassem a investigação pela Comissão Parlamentar de Inquérito. Ele anexou e o requerimento foi analisado e aprovado, dias depois.
Ações da CPI
Raoni Mendes disse que vai trabalhar coletando os requerimentos dos membros da CPI sobre quem deve prestar esclarecimentos à comissão e que, em seguida, será feito um plano de trabalho. Também apontou que as reuniões terão transparência e serão feitas no plenário com transmissão da TV Câmara.
“Vou submeter à comissão pedindo que eles coloquem também seus requerimentos quem é que eles querem que façam a participação nas escutas. No segundo momento, faremos uma discussão de plano de trabalho. Nós temos 120 dias que acabariam no dia 7 de janeiro de 2026. Dito esse prazo, vamos solicitar à TV Câmara que seja transmitido de forma transparente, que não seja feito numa sala, que seja no plenário essa discussão da CPI para que as pessoas acompanhem”, relatou.
Ainda segundo o vereador, haverá “um calendário de reuniões que fique público, um e-mail para que a população que tenha comprovado essas situações possam encaminhar essas denúncias, garantido o anonimato. Acho que temos que convidar a ANP e Inmetro, fazer uma fiscalização, fazer operação da CPI para confirmar essas ações.”
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA


0 Comentários