Poder público e entidade civis de Lucena participam de audiência pública sobre preservação de patrimônio histórico


O poder público,  entidades civis e comunidade realizaram pela manhã em Lucena ,no Centro de Capacitação em Gameleira audiência pública em ação protetiva ás ruínas do bonsucesso .
Tratou-se da importância das formas de acautelamento,preservação,tombamento do patrimônio ,impactos ambientais e principalmente impactos da vizinhança, pois foram relatados atos de degradação e a falta de conservação (limpeza) dos comerciantes e frequentadores da área.

Estiveram presentes representantes da administração municipal a vice prefeita Andreia,os secretários Marcelo Pimentel,Sandro Toscano e Socorro Leite, a Câmara Municipal com seus representantes prestando total apoio á preservação das Ruinas do Bonsucesso, o pároco frei Rômulo,Sudema, Polícia Ambiental, Romilson da Ong IMAAS, IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba),estudantes, professores,e empresário do setor hoteleiro Dr. Walter.

O IPHAEP ressaltou a presença do proprietário da área junto ao Ministério Publico para que o processo de conservação seja mais efetivo e imediato já que as ruínas estão sem o pleno cuidado.O ex-gestor da cidade de Lucena Cezar de Giba e seu filho Cezinha endossaram um compromisso de ir á Brasília levar o projeto para a Câmara Federal junto com o atual gestor Marcelo Monteiro e efetivamente acompanhar e analisar propostas de melhorias no Bonsucesso .

Foram feitas algumas sugestões prévias para amenizar os danos como;vigilantes no local, proibição de aproximação de carros e isolamento sem tirar o direito de ir e vir até porque é uma area de patrimônio cultural e deve ser apreciada ,mas sem causar maiores danos.
A próxima reunião será na própria ruína para que os participantes tenham contato e poderem ter a dimensão de tão quanto é importante a prevenção do Bonsucesso.




Borges Neto Lucena Informa

Postar um comentário

0 Comentários