Governador e criador da Fazenda da Esperança discutem projetos sociais contra drogas

Governador e criador da Fazenda da Esperança discutem projetos sociais contra drogas

O governador Ricardo Coutinho recebeu o fundador da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel, nesta sexta-feira (28), na Granja Santana, em João Pessoa. O sacerdote estava acompanhado pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, e pelo coordenador da Fazenda no Estado, Francisco Morais Júnior.


No encontro que durou quase uma hora, o governador conversou sobre os projetos do Governo do Estado voltados ao combate às drogas e ouviu do frei Hans como funciona a instituição, que trabalha com a recuperação de jovens e idosos. Ricardo disse que o Estado tem interesse no projeto de ressocialização de dependentes químicos e envolvidos com alcoolismo.

Para o frei Hans Stapel o encontro com o governador foi bastante importante porque foi discutido como se pode atuar, instituição e governo, contra a epidemia da droga, com a expansão da estrutura de atendimento na fazenda, localizada no município de Alhandra.

Frei Hans disse ainda que está prevista para o próximo ano a inauguração de uma extensão da Fazenda da Esperança para atendimento a dependentes de álcool e mulheres com dependência química. "O governador foi sensível aos nossos pedidos e cremos numa participação na expansão do nosso projeto”, concluiu o sacerdote.

Em João Pessoa, o sacerdote, que é natural da Alemanha, proferiu palestras para pais de alunos de escolas católicas, a exemplo do Pio X, Dorotéias, Lourdinas e João XIII. Neste sábado (29), a palestra será dirigida aos congressistas da Pastoral da Sobriedade de vários estados.

As Fazendas da Esperança são instituições reconhecidas pelo trabalho com jovens envolvidos com álcool, drogas e outras dependências, no Brasil e no exterior, totalizando cerca de 80 unidades. De acordo com estudo realizado no Brasil pela Faculdade São Francisco/SP, 75% a 83% dos jovens que se internam nas Fazendas da Esperança, e permanecem no programa por 12 meses, se recuperam da dependência.

A metodologia do tratamento responsável por este índice de recuperação se fundamenta no tripé espiritualidade, trabalho e convivência. Na Paraíba, a Fazenda da Esperança Pe. Ibiapina, que está ligada à Arquidiocese e foi fundada em agosto de 2006, atende atualmente 35 jovens do sexo masculino.


BORGES NETO NAÇÃORURALISTA /M.PB

Postar um comentário

0 Comentários