O Preço da Gasolina e gás de cozinha ficarão mais caros neste ano

Preço do combustível vai subir 6,7%, e valor do bujão aumentará 2,2%, diz Copom
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central elevou a projeção de reajuste no preço da gasolina, em 2011, de 4% para 6,7%. A projeção para o reajuste no preço do gás de bujão em 2011 também foi alterado passando de zero para 2,2%.
A mudança nas projeções está na ata da última reunião do comitê realizada nos dias 18 e 19 de outubro, quando o BC baixou os juros básicos de 12% para 11,5%. A projeção anterior do comitê tinha sido divulgada em agosto.
Já as projeções de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade para o acumulado de 2011 foram mantidas em 0,9% e 4,1%.
No conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, as projeções foram elevadas de 5,5%, ante os 5% considerados na reunião do Copom de agosto.
De acordo com o Banco Central, esse conjunto de preços, correspondeu a 28,94% do total do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro, com base nos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A ata do Copom divulgada nesta quinta-feira indicou que o ritmo de redução da taxa básica de juros será mantido nas suas próximas reuniões.
De acordo com a ata, a direção do BC avaliou que “ajustes moderados” no nível da taxa são consistentes com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012. O centro da meta para a inflação medida pelo IPCA, em 2012, é 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
NAÇÃO RURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários