AL realizará sessão espacial para discutir revitalização do Porto

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (25), uma sessão especial em defesa do Porto da Paraíba, que fica no município de Cabedelo. A sessão integra as atividades da Comissão Representativa e representa a primeira ação da Agenda Positiva da ALPB este ano.

Ricardo Marcelo anunciou a convocação dos deputados estaduais, deputados federais, senadores, classe empresarial, representantes de órgãos governamentais, não governamentais e entidades sindicais para participarem da sessão especial, que ocorrerá no próximo dia 25, a partir das 9h30.

Participaram do encontro, entre outros, o presidente e o vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome e Antônio Ricardo Andrade; o presidente do Comitê em Defesa do Porto, Mácio Albuquerquer Madruga; os deputados estaduais Caio Roberto (PR), Francisco de Assis Quintans (DEM) e Trócolli Júnior (PSD), autor da proposta para a formação de uma comissão suprapartidária em prol do desenvolvimento do Porto da Paraíba.

Para o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, o Porto “é uma ferramenta mestra” para o desenvolvimento econômico de qualquer Estado, através do escoamento da produção por meio de importação e exportação. “Hoje existe uma sinergia muito positiva entre os Poderes, seja em nível municipal, estadual e federal. E é esse clima de que a Paraíba precisa, com união e foco nos projetos que terão continuidade”, destacou Wilbur.

Para ele, o Porto pode alcançar R$ 1 bilhão em ICMS com a nova estrutura de profundidade, reforço do cais envolvente e de um Terminal de Múltiplo Uso. Essas mudanças necessitariam em torno de R$ 500 milhões em investimentos.

A deputada federal Nilda Gondim (PMDB), que esteve no gabinete do presidente da ALPB e se encontrou com os representantes do Comitê em Defesa do Porto, assegurou que participará dos debates e fará os encaminhamentos necessários junto ao Governo Federal para desenvolvê-lo. Ela lembrou que o seu filho, senador Vital do Rêgo (PMDB), também já se comprometeu com a causa.

Ricardo Marcelo disse que a Assembleia Legislativa buscará o engajamento de todos os setores produtivos e de representantes dos trabalhadores, direta e indiretamente envolvidos com o desenvolvimento do Porto da Paraíba. O deputado estadual Trócolli Júnior enfatizou que, nesse primeiro momento, esse movimento suprapartidário vai priorizar a conclusão da dragagem do Porto, o que possibilitará o aumento do calado, que tem 9,14 metros, para cerca de 11 metros.

“Já que o interesse maior de todos é viabilizar o Porto e trazer os navios que dêem a movimentação da estrutura portuária, é preciso a união de toda a classe política da Paraíba e de representantes de todos os setores produtivos e da imprensa, para conseguirmos a conclusão da dragagem. Tenho certeza que esse será apenas o primeiro passo do movimento”, afirmou o presidente da Assembleia.

Assessoria
BORGES NETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários