Muriçocas do Miramar agora é Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

O bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. O fato aconteceu devido um projeto de lei de autoria do deputado Anísio Maia (PT/PB), que foi promulgado e publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 27. Segundo Anísio Maia, o bloco já faz parte da história de João Pessoa, e seu projeto teve o intuito de valorizar a cultura local.
"O bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar foi fundado em João Pessoa em 1986 por moradores do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário. Na ocasião havia apenas trinta pessoas, que eram conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos. Ele ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência à quarta-feira de cinzas. Hoje é tido como o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, perdendo apenas para o Galo da Madrugada, em Recife. A ideia de torná-lo Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso estado surgiu, assim como outros projetos que tenho apresentado, com a intenção de preservar e valorizar a nossa cultura. Não podemos deixar que este ícone da nossa cultura se perca ao longo da história", afirmou.
O deputado Anísio Maia explicou ainda que a maior parte dos artistas que se apresentam no Bloco são paraibanos. "As Muriçocas são puxadas, na maioria das vezes, por artistas paraibanos e nordestinos de projeção nacional como, Elba Ramalho, Diana Miranda, Chico César e  Fuba, que é o compositor do hino oficial do bloco. Além disso, são também artistas locais que produzem a camiseta das Muriçocas do Miramar", disse.
O bloco se concentra sempre na conhecida Praça das Muriçocas, que recebeu a denominação em decorrência do bloco.
Ascom
BORGES NETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários