Dia Mundial: PB registra 700 novos casos de Tuberculose; Governo do estado elabora programação

No último ano, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Clementino Fraga foram registrados 700 novos casos de tuberculose  sendo 66,42% em pessoas do sexo masculino (465 casos) e 33,58% do sexo feminino (235 casos). As pessoas com idade entre 20 e 50 anos são as mais acometidas. A taxa de letalidade da tuberculose foi de 3,28% em 2011. As estatísticas revelam ainda os municípios com maior incidência de casos: João Pessoa, com 356; Bayeux, com 69 casos; e Santa Rita, com 51.
Um dia especial, com atividades culturais, educacionais, lanche e culto ecumênico, será oferecido aos usuários, familiares e convidados do Hospital Clementino Fraga nesta sexta-feira (23), para lembrar o Dia Mundial da Tuberculose. A unidade registrou uma leve redução de quase 2% no número de casos registrados entre o ano de 2010 e 2011, passando de 713 para 700 casos.
 
 
Segundo a diretora geral do Hospital Clementino Fraga, Adriana Teixeira, a tuberculose continua sendo uma doença causadora de mortes no Brasil. “Aqui no Clementino Fraga, fazemos o possível para que o paciente receba o melhor tratamento. No último ano, tivemos números muito positivos. O número de casos registrados foi menor que no ano de 2010. O número de óbitos também diminuiu em relação ao ano de 2010 e isso é reflexo do esforço e dedicação de todos os profissionais que trabalham com saúde pública no Estado”, destacou.
 
O evento – A programação alusiva ao Dia Mundial da Tuberculose inclui a prestação de serviços de saúde como: verificação de pressão arterial, testagem de glicemia, orientação educacional através da colaboração das Instituições de Ensino que atuam dentro do Hospital. O evento ainda contará com a participação dos estudantes do curso de corte de cabelo, oferecido pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac). O objetivo é prestar um serviço de educação e saúde a toda comunidade e aos usuários dos serviços de saúde do Hospital.
 
No período da tarde, haverá apresentações da Cia da Saúde & do Sorriso, com a peça “Juninho Contra a Tuberculose”, e do Grupo de Animação Creuza Pires. O Hospital Clementino Fraga fica localizado na Rua Ester Borges Barros, no bairro de Jaguaribe.
 
Mais programações
 
João Pessoa – A Secretaria de Saúde de João Pessoa, em parceria com a SES, vai realizar uma mobilização nesta sexta-feira (23), no Ponto Cem Réis, com panfletagem de material educativo e atendimento médico para suspeição de diagnóstico e verificação de sintomas respiratórios. Também será disponibilizado um técnico do Laboratório Central do Estado (Lacen) para verificar a existência do bacilo da tuberculose.
 
Cabedelo – A Secretaria de Saúde de Cabedelo está realizando ações de conscientização e informação sobre os sintomas da tuberculose desde o dia 19 até esta sexta-feira. Será feita panfletagem em todos os hospitais e unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs).
 
Cajazeiras – Nesta sexta-feira (23) e sábado (24), a pneumologista concederá entrevista nas principais emissoras da cidade. No dia 26, será encerrada a semana de mobilização com uma caminhada nas principais ruas da cidade.
 
A doença – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria conhecida como Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
 
Um dos principais sintomas é a tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de três semanas. Neste caso, o ideal é procurar um posto de saúde mais próximo de casa e pedir para realizar a baciloscopia, exame que detecta a doença. Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças de até quatro anos com a vacina BCG. O paciente em tratamento não transmite a doença.

Redação\Secom-PB
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários