RIGOR NA FISCALIZAÇÃO: número de infrações de trânsito cresce 15,18% em João Pessoa

RIGOR NA FISCALIZAÇÃO: Número de infrações de trânsito cresce 15,18% em João Pessoa; saiba quais foram as principais faltas dos motoristas

O registro de infrações cometidas no trânsito de João Pessoa aumentou em 15,18% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Entre os meses de janeiro e março do ano passado, 17.435 condutores foram notificados, ao serem flagrados descumprindo as leis de trânsito, na capital paraibana. Já em 2012, essa quantidade subiu para 20.082 casos.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) atribui o fato ao crescimento da frota e ao maior rigor nas fiscalizações.

Excesso de velocidade foi a infração mais cometida no trânsito de João Pessoa, nos dois períodos. Do total de 17.435 registros feitos no ano passado, 4.878 foram relativos ao desrespeito dessa norma. Em 2012, a pressa dos condutores resultou em 5.549 do somatório das 20.082 notificações.

2º LUGAR

Em 2011, estacionar em local proibido apareceu em segundo lugar no ranking de infrações, com 2.201 casos. Já em 2012, o segundo colocado foi o desrespeito ao sinal vermelho, que teve 2.238 registros.

Para o superintendente adjunto da Semob, Paulo Freire, os números são o reflexo do aumento nos trabalhos de fiscalização. Ele explicou que servidores da Semob, que atuaram em outros órgãos ou funções, foram deslocados para fortalecer o monitoramento das ruas.

"Este ano, aumentamos a quantidade do efetivo e colocamos mais de 40 agentes nas ações de fiscalização. No ano passado havia pouco mais de 28 pessoas nessas atribuições. Outra questão que contribuiu para o crescimento das infrações foi a adequação da fiscalização eletrônica. Em 2011, tivemos problemas na área de tecnologia que deixou de detectar principalmente o avanço de semáforo e fez com que esse tipo de registro diminuísse. Este ano, esses problemas foram resolvidos”, completou o superintendente adjunto da Semob, Paulo Freire.

O maior fluxo de veículos também contribuiu para o aumento das ocorrências. Segundo o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran/PB), a cidade de João Pessoa concentra 40% de toda a frota do Estado. Dos 805.055 veículos licenciados na Paraíba até dezembro do ano passado, 322.022 estavam em circulação em João Pessoa.

“Os motoristas precisam de educação no trânsito, mas não acho que isso tenha piorado. Acho que o aumento da frota e o rigor das fiscalizações resultaram no crescimento desses registros”, reiterou Paulo Freire.


Jornal da Paraíba
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários