Concurso da PRF deve ser iniciado

Previsto para ser lançado  ainda este ano, o concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai oferecer, inicialmente, 1.500 vagas a candidatos de Nível Superior de escolaridade. Mas outras três mil chances serão abertas nos dois anos seguintes, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Quem pretende ingressar na carreira de policial deve se antecipar à publicação dos editais e iniciar a maratona de estudos o quanto antes, orientam especialistas.

Diretor do site Concurso Virtual, Rodrigo Menezes recomenda que os candidatos comecem a preparação por matérias que costumam ter maior peso, como Português, Matemática, Informática e Legislação de Trânsito. “Correspondem à metade da prova, praticamente”, afirma o especialista. O diretor destaca ainda as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal.

O primeiro passo é pegar o edital da última seleção e verificar quais foram as matérias exigidas no exame. Depois, o candidato deve montar uma grade de horário e distribuir as disciplinas pelo tempo disponível. Feito isso, é hora de mesclar teoria com exercícios, para fixar melhor os conteúdos. Fazer questões anteriores também serve para o candidato se familiarizar com os assuntos abordados.

Outra dica valiosa é buscar um material de qualidade que sirva como base para a preparação. Segundo o especialista, como a concorrência é cada vez maior, o candidato que estuda com material inadequado acaba ficando para trás na disputa pela vaga.

Para passar na prova da PRF, o consultor de Tecnologia da Informação José Carlos Santos, 40 anos, estuda seis horas por dia e pratica duas horas de exercícios físicos, de segunda a sábado. “Tenho disciplina e foco”, diz.

Teste físico também exige dedicação

Uma das etapas que mais reprovam nos concursos, o teste de aptidão física também exige dedicação do candidato. “É importante ter em mente que, mesmo sem saber como será a avaliação, o candidato deve começar a treinar muito antes da prova e até mesmo do edital”, afirma Rodrigo Menezes.

Para se sair bem, o candidato deve começar os treinos com caminhada, corrida e natação, geralmente exigidos. “No último concurso, foram aplicados testes de barra, impulsão horizontal, corrida e natação”, lembra Menezes.

Segundo o especialista, é provável que o edital exija que o exame de aptidão física obedeça uma ordem e seja aplicado com intervalo mínimo de cinco minutos entre um e outro.

Odiaonline
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários